Seguimento Litoral Centro - Março 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ora boas tardes a todos...dia calmo e tranquilo pelas zonas do Bombarral, até tivemos momentos com um sol bem agradável...

Mas agora vamos ao que interessa, digam lá quem é o ácaro de serviço que têm aqui na comunidade???
Não sei como é que fizeram mas alguém denunciou o meu número de telemóvel, acabei de receber uma mensagem de um remetente que eu não conheço de lado nenhum com o nome AvisoPROCIV que durante todos estes anos nunca me tinha mandado nada, alguém sabe alguma coisa sobre este fulano????
Falou-me de formas menos próprias, não gostei da coisa.... :)

seria muito melhor que a frente estacionasse no oceano.

Parece que a tua sugestão está a ser atendida, vendo a última saída.

Boa tarde a todos! O que esperam para amanhã para Lisboa? Vai ser tão mau assim? :(

Vendo a última saída dos modelos, não. Não vai ser tão mau assim, mas o problema são os solos saturados e as linhas de água repletas, e o desleixo com as limpezas e o lixo, etc.
Até mesmo os 50 a 60 mm previstos podem trazer problemas.

Cabo da Roca e Cabo Raso a levarem com grande carga!

Alguém mais está com problemas em obter as imagens de satélite mais recentes através do sat24? Parece estar preso no período 06:30-08:30.

1742330775786.webp

Cabo da Roca e Cabo Raso a levarem com grande carga!
Foi rápida, movimento desta instabilidade pré-frontal da Martinho é de SSW para NNE.

3,9 mm na EMA da Tapada do Mouco (alt.416m), Serra de Sintra.
3,3 mm em Colares.

1,0 mm em Cabo da Roca e 0,9 mm em Cabo Raso, passou de raspão.

Aquela linha de instabilidade está a ser puxada para o oceano pela Martinho e a "lanterna vermelha" apagou-se.
AS células que tinham entrado pela Serra de Sintra quase se dissiparam.

A presença da grande massa convectiva associada à frente da Martinho vai puxando e/ou dissipando a convecção que se forme adiante dela.

Rad-RLC_20250318-2255.webp

Mesmo assim, esta linha ainda pode chegar ao Cabo Carvoeiro/Peniche.

Aquela linha de instabilidade está a ser puxada para o oceano pela Martinho e a "lanterna vermelha" apagou-se.
AS células que tinham entrado pela Serra de Sintra quase se dissiparam.

A presença da grande massa convectiva associada à frente da Martinho vai puxando e/ou dissipando a convecção que se forme adiante dela.

Ver anexo 20824

Mesmo assim, esta linha ainda pode chegar ao Cabo Carvoeiro/Peniche.
Mas, parece que está mais a leste do previsto. Aliás, o modelo da AEMET já está a falhar. Basta, estar 50 a 100 kms para leste, para Lisboa virar Veneza.

Mas, parece que está mais a leste do previsto. Aliás, o modelo da AEMET já está a falhar. Basta, estar 50 a 100 kms para leste, para Lisboa virar Veneza.
Está claramente mais a leste que o previsto. Para esta hora, os principais modelos previam a frente bastante ao largo, longe ainda da costa, mas a realidade é que já está relativamente próxima da costa. Inclusive já dá para ver os ecos de precipitação por radar. :hmm:

O vento também aumentou de forma considerável na última hora, com rajadas moderadas a fortes neste momento de sudoeste. O céu está nublado, ainda com algumas abertas, e a temperatura está nos 14,1°C. :)