Seguimento Litoral Centro - Novembro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas

Mínima bem altinha 10,8ºC

Os chuviscos de toda a madrugada e manha deram até agora 4,0mm e fica por ai! não está mau de todo o GFS acertou o ECM mais uma vez a fazer asneira, espero que amanha aconteça o mesmo e o GFS dê uma lição :P

Temperatura agora 12,7ºC

errr não sei se será o melhor lugar para fazer uma pergunta... mas lá vai:

Estive a pensar que, quando está quente, a humidade faz aumentar ainda mais a sensação de calor, mas não sei se o mesmo acontece quando está frio. Estive a pesquisar e li em vários sites que sim, que quando está frio a humidade deve abrandar a sensação de frio... :huh: Eu acho que não é assim, que quando está frio e húmido parece-me que o frio aumenta, assim como o Sanxito colocou neste post. É mesmo assim?

Quando está frio, a humidade aumenta a sensação de frio.
A explicação é simples: a condutividade térmica da água é maior que a do ar (o ar até é um bom isolante térmico), por isso havendo mais humidade no ar, esta vai ter tendência para humidificar a roupa e mesmo o próprio ar irá extrair mais energia térmica de nós, daí a sensação de frio aumentar. É como colocar a mão na madeira e no aço. Podem estar ambos à mesma temperatura mas sentiremos mais calor/frio no que for caracteristicamente melhor condutor de calor (aço).
Esta é a explicação simples. Poderemos complicar metendo a subjectividade de cada um ao barulho. Há pessoas que sentem frio/calor com diversas combinações de características (T,HR,V) e dependerá também do metabolismo (*met) de cada um e da roupa (*clo) que se tem vestida.

*-termos aplicados em AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado)

• Gosto
Reactions: Névoa
Boas

Por cá a mínima ficou-se pelos 10,9ºC. De momento sigo apenas com 11,6ºC e 0,6mm acumulados.

Boas.
Por cá a máxima até ao momento foi conseguida pouco depois da meia noite com 13.0ºc e a mínima agora mesmo com 11.2ºc. Precipitação cifra-se agora nos 3.4mm registados.

Nada de chuva, por aqui. Aliás, o chão até já está parcialmente seco. 2,0 mm acumulados.

Destaque para a temperatura, nos 10,5ºC actuais. :cool:

92% de humidade e 1010 hPa de pressão. Céu encoberto.

Boa tarde,
Já a escurecer, com chuviscos que não param de cair e frio (10º), no Rossio assim:
PWh6YtF.jpg

• Gosto
Reactions: jonas_87