Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Zapiao
  • Data de início Data de início
Descarga registada pelo IPMA, envolta em chuva. Bastante forte, -71 kAmp. Distância 9 Km, o tempo entre o raio e o trovão foi cerca de 25 segundos. Tinha ramificações internas na nuvem.
7h0ZfT4.jpg

3PtdH0J.jpg

outra descarga, dupla, sete minutos antes, aproximadamente o mesmo intervalo entre o raio e o trovão. Ainda mais mergulhada na chuva. Não foi registada pelo IPMA.
U1iwDrl.jpg

Que fotos tão "desinteressantes" hehehe, a inveja é lixada ;), MAGNIFICO como sempre,
tinha esperança de hoje a caminho de casa tirar mais uns "bonecos" dado que faiscava, mas pouco, ainda fui ao "posto" de observação, mas nada,

hoje ( Sábado ) devo dar uma volta pela marginal até a Roca e espero, embora já vi que pouco provável, ter alguma sorte e desta vez vou levar a minha D90

• Gosto
Reactions: StormRic
Parece haver locais no mar preferenciais para as descargas atingirem. Desde que fotografo raios aqui em Carcavelos, noto que têm tendência para certas zonas específicas. Talvez por efeito da posição relativamente ao litoral nesta área particular entre o Cabo Raso e o Cabo Espichel.
Relativamente às duas descargas da outra mensagem, uma às 20:21 e outra às 20:28, corresponderam na verdade a duas células diferentes! Mas atingiram a mesma zona.
Célula da primeira descarga, imagem de radar das 20:20:
C0AHf7B.jpg

Segunda descarga, pela direcção que foi exactamente a mesma da primeira descarga, terá que ser a segunda célula a origem:
DRD3Av0.jpg

Imagem do registo dos raios do AEMet, com as duas descargas juntas:
FaXtTSk.jpg

Última edição:
Se pudéssemos arranjar uma autorização para ficar no Palácio da Pena à noite, aí sim é o local mais fantástico para captar todas trovoadas à volta. Tem protecção para as descargas e para a chuva. Isto é uma ideia que já me persegue há muito tempo. Aquele ponto é único, não conheço melhor que aquilo sob todos os aspectos. Há que pensar nisto a sério. :w00t:

Além de ser uma pena não estar a estação automática a funcionar (com ou sem trocadilho, como quiserem ;))

Era uma excelente ideia :thumbsup:, apesar de perto de onde moro no alto de Montemor e para o lado de Caneças ter quase uma perspectiva de 360º, protecção a raios nem por isso, talvez sejam atraídos para as antenas em Montemor ou na serra da Amoreira.

Por norma existe sempre diferença na temperatura na água do mar(Costa ocidental(Guincho) vs costa sul de Cascais), embora ao largo do costa essa mesma diferença pode não ser tão vincada.

Bem, aqui vai a tal bomba, segundo o IPMA a descarga ocorreu na Atrozela, para localizar melhor, fica perto do Cascaishopping, ou seja mesmo aqui ao lado.
A intensidade da DEA não faz sentido...apenas 11 kAmp...eu que já filmei um de 54 kAmp e o estrondo foi claramente inferior a este, nem se compara, curiosamente os dois caíram na mesma localidade.

Video:

Parece que a minha vizinha assustou-se com flash,ouve-se um "Ai" aos 9 seg..só reparei agora. :lol: :lol:

Era uma excelente ideia :thumbsup:, apesar de perto de onde moro no alto de Montemor e para o lado de Caneças ter quase uma perspectiva de 360º, protecção a raios nem por isso, talvez sejam atraídos para as antenas em Montemor ou na serra da Amoreira.

Não é só a protecção dos raios, é sobretudo da chuva e do vento. Esse é um dos grandes impedimentos para eu não sair mais vezes para locais com boa vista para fotografar trovoadas e preferir a varanda.

Duas descargas com orientação mais horizontal. A segunda registada pelo IPMA, a primeira cerca de um minuto antes. A célula apresentava uma configuração alongada, terá algo a ver com o aspecto dos raios?
yN0zdoE.jpg

Cwg5CQg.jpg
ZYJ90AB.jpg

descarga registada, -39 kAmp :
fehWxqk.jpg

Este é para mim dos mais impressionantes pois ocorreu sobre Sesimbra de que se vêem as luzes, a uma distância de pelo menos 30 Km. O comprimento visível angular de 3º corresponde assim a 1600m desde a base da nuvem ao solo.
YbJBDdS.jpg

Não é apresentado o registo das descargas das 22 e das 23h de ontem pelo IPMA, ficamos sem saber a intensidade. A célula na imagem de radar das 22:00 foi esta:
Qtr5Pu1.jpg

Antes outras descargas desta célula foram registadas em vídeo. Sete fotogramas consecutivos com 0,04 s de intervalo quando um navio de cruzeiros saía a barra.
UiitfyI.jpg

Última edição: