Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Zapiao
  • Data de início Data de início
O verdadeiro caça-raios do fórum, fotos brutais.

:nono: obrigado mas não posso concordar! Caça-raios somos todos! E eu até tenho sido só de bancada, com a sorte de ter esta varanda e esta vista e ainda de as trovoadas desfilarem aqui à frente, eu não preciso de fazer nada! "Sorte" também em ter disponibilidade. O fórum está cheio de caçadores de raios que trabalham em condições bem difíceis mas conseguem resultados empolgantes de maior mérito e tantos tecnicamente espectaculares (melhores que os meus). E desejamos ser muitos mais e obter cada vez mais e melhores registos das "caçadas", nunca paramos de aprender! :palmas:
:nicephoto::bombar:sempre!

:D

Ha 20 minutos atrás caiu outro aguaceiro bem intenso, antes da cortina de chuva chegar aqui, começou a cair na serra, foto desse momento.

2a4s7xl.jpg

A serra deve estar espectacular, água por todo o lado.

:thumbsup:Está mesmo! Bem verdinha. É pena é verem-se pelo chão tantas árvores que tiveram de ser cortadas, desde o ano passado. Bela foto, isso é que é chuva!

• Gosto
Reactions: jonas_87
Ha bocado fui passear ao Ginjal (beira rio de Almada) e vi uma cortina de chuva que se estendia até quase Belém, mas não veio para aqui.
Entretanto anoiteceu e fui pro magusto em Cacilhas :-)

• Gosto
Reactions: StormRic
Boas noites.

Ontem saí de casa eu fui até ao Parque das Nações pelas 20h30 e estava constantemente a ver relâmpagos, não sei bem em que direcção, mas estava.

Parece que pelas 22h30 aqui em Loures caiu um raio bastante perto, no Facebook eram só amigos meus a fazer comentários da trovoada, e a minha mãe que até nem se impressiona facilmente, disse que parecia que o planeta ia acabar! Parece que o truque para haver trovoada em Loures é eu estar ausente :disgust::D

--

Hoje foi um dia marcado por aguaceiros por vezes de intensidade moderada.

Mínima de 9,6ºC e actuais 13,2ºC.

• Gosto
Até agora tem acumulado 3mm, dia calmo com aguaceiros fracos como previsto.
Interessante é que o tempo está a brincar com a temperatura, teve uma escalada muito interessante, subiu e desceu umas 6 vezes durante o dia :D:lol:

96iuwQE.png

Desceu em média 2ºC.

Temp. máxima: 15,8ºC | Temp. minima: 11,3ºC

Nos próximos 2 dias deve-se manter um sistema de alta pressão a rondar os 1017 hPa a sudoeste de Portugal, o que traz para os dois dias bom tempo com alguma nebulosidade mas a chuva não é prevista. Já na terça-feira chega muita instabilidade e passamos a ter um sistema de baixa pressão a afetar o território a oeste, deve gerar bastante precipitação mas este sistema vai-se deslocar até à Madeira na quinta e depois deve vir bom tempo outra vez ao território continental de Portugal graças à vinda a este de uma massa de ar quente proveniente de África. O sistema de baixa pressão vai se estabilizar na Madeira por alguns dias. Para o outro fim de semana a previsão é muito instável... Veremos o que pode acontecer.

• Gosto
Partilho duas fotos de hoje ambas tiradas para W/SW, a primeira após a passagem de mais um aguaceiro por volta das 15 e 15:
Blue spot in the grey by Mauro Prates, on Flickr
E esta mais ao final do dia:
Cloudy sunset by Mauro Prates, on Flickr
Infelizmente fotos das trovoadas de ontem não existem porque o local de onde tiro estas fotos é diferente de onde resido actualmente. :D

13,8ºC
Precipitação fraca em aproximação, vinda de NO.

Essa já nem chegou cá. Mantém-se o vento de oeste, oes-noroeste, as ondas de respeito e ruidosas e cumulus inofensivos a viajarem deixando ver as estrelas.
As gaivotas não arredam pé (asa...) do campo, enquanto o mar não acalmar. Os peneireiros (rapinas) têm estado activos, especialmente de manhã, semeando o pânico nos bandos de pombos e mainás (...de crista). À noite ouve-se corujas, e melros de madrugada, apesar de ainda não estar frio de Janeiro. :)

Partilho duas fotos de hoje ambas tiradas para W/SW, a primeira após a passagem de mais um aguaceiro por volta das 15 e 15:
Blue spot in the grey by Mauro Prates, on Flickr
E esta mais ao final do dia:
Cloudy sunset by Mauro Prates, on Flickr
Infelizmente fotos das trovoadas de ontem não existem porque o local de onde tiro estas fotos é diferente de onde resido actualmente. :D

:thumbsup: Lindas! Boa luz! Aquela estrutura laminar dos altocumulus (?) é interessante, quase parecia ir formar-se uma lenticularis.