Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Zapiao
  • Data de início Data de início
Com as coordenadas dadas pelo IPMA na sua lista de estações, aproximadas apenas ao minuto de grau (???), a precisão da localização é ridiculamente baixa: a estação pode estar dentro de uma área de forma grosseiramente rectangular, centrada na Rua José Afonso 11, de lados que medem... 1,8 por 1,4 Km (!!) portanto não é possível saber onde está!:huhlmao: A altitude é 143m.

Pois assim é difícil, mas pronto ao menos já da para ter uma ideia da zona. É na Reboleira que ate conheço bem!
Obrigado pela info! ;)
Isto hoje arrefeceu e bem... Sigo com apenas 10ºC, 90% de humidade e vento muito fraco ou nulo! Bom para as inversões :)

• Gosto
Reactions: StormRic
Não me guio só pelo site. Isso é somente a imagem.
Dentro de casa estou com 19ºC.
Peniche altera muito a temperatura. Por norma ao fim da tarde baixa e por volta das 22h00 volta a subir, descendo de novo durante a madrugada.
O que é raro acontecer é tão grande amplitude térmica.
Mas hoje sente-se bastante a descida.
Eu não estou junto à EMA ;)
Estou-me a guiar pelos meus termómetros que o máximo que podem diferir é em 1º.
Também não me posso guiar por um registo da EMA que diz estar vento de 10kmh quando nem uma folha de arvore mexe. ;)
Peniche é lixado em termos de registos e de previsões. ;)

• Gosto
Esta era a temperatura que registei há cerca de uma hora atrás, num quintal com área descoberta, sem luzes, e com o termómetro perto do solo.
Tive de o trazer para dentro para fotografar, pois não tinha luz e infelizmente, ainda, não tenho estação.

E pronto, Peniche no seu melhor!
Subimos para 15ºC.
Lá está a tal oscilação de temperatura tão característica em Peniche.
Oscilação dos valores diários da temperatura e dias sem amplitude térmica. O microclima tão particular desta península.

• Gosto
Por aqui a frescura também se retirou, nada de especial. Em subida, sigo já com 12,9ºC.

1012 hPa de pressão e 74% de humidade.

• Gosto
Reactions: StormRic e Candy
Esta era a temperatura que registei há cerca de uma hora atrás, num quintal com área descoberta, sem luzes, e com o termómetro perto do solo.
Tive de o trazer para dentro para fotografar, pois não tinha luz e infelizmente, ainda, não tenho estação.

Estão explicados os 11º : o termómetro estava perto do solo. A altura padrão para a medição da temperatura do ar é 2m e deve ser tomada em abrigo próprio que impeça o termómetro de receber radiação directa ou por reflexão, arejado mas sem submeter o termómetro à acção directa do vento e, claro, da precipitação. Quanto mais perto o termómetro está do solo mais baixa é a temperatura durante a noite, especialmente se o solo tiver coberto vegetal, nomeadamente relva. Esta medição junto à relva é usada para a previsão de geadas mas não é a que é considerada temperatura do ar num local. Assim, mesmo no terreno onde está instalada a EMA do Cabo Carvoeiro, por exemplo, um termómetro junto ao solo registaria provavelmente também uma temperatura da ordem desses 11º, enquanto que a temperatura a 2m, a que aparece nos registos usuais, podia ser 15º. Esta diferença é em geral tanto mais acentuada quanto mais fraco fôr o vento. Outros factores que acentuam esta diferença são a nublosidade (com céu limpo perde-se mais calor por radiação), a insolação do solo durante o dia (se o local é sombrio o solo não terá aquecido durante o dia), a humidade superficial do solo ou a sua cobertura vegetal (a evaporação contribui para a perda de calor).

Última edição:
Estava em cima de um vaso que me dá pelo joelhos. O local tem sol todo o dia. Não estava em minha casa. Estava mais para a zona da marginal.
Às 2h00 aqui no meu terraço (já estou em casa) estavam 15ºC, no programa de onde tiro a imagem também, e ao que parece no site do ipma a EMA também marcaram os mesmo 15º. ;)
Às 23h00 os vidros das casas embaciaram todos e agora estão limpinhos.

Vá-se lá perceber... lol... Inté... amanhã devemos ter bom vento por aqui. E eu com reuniões marcadas à tarde. :angry:

• Gosto
Pôr-do-sol de ontem. Calmo, para contrastar com a expectativa de hoje.
j4qtIXh.jpg

Hoje quem teve a sorte de ter algum céu limpo de noite teve boa mínima, por aqui por motivos óbvios de vento e nuvens tive uma mínima de 11,2ºC.

• Gosto
Reactions: guisilva5000