Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Dados de hoje: 19,6ºC / 31,5ºC
________

Entretanto, surgiram 3 estações meteorológicas amadoras no Wunderground, Igreja Nova(Mafra),Fanhões(Loures),Sampaio(Sesimbra).
A de Fanhões promete ter registos nocturnos bem gélidos, estou curioso para ver os dados já desta madrugada.

Hoje às 14 horas: paradoxo de não haver pescadores nas rochas do forte por causa das ondas, mas ao largo as águas calmas possibilitarem a presença de pequenos botes de pesca; ondulação de fundo mas vento nulo. Poeira e neblina, nem se vê o Cabo Espichel.
H2Rrz58.jpg

Há momentos, na direcção de Cascais (quase oculta):
QHxZ1Wo.jpg

Última edição:
Foi uma expressão primeiramente utilizada há uns anos pelo membro nimboestrato, achei engraçada e desde aí nunca mais me esqueci. :D

Perdoem todos o off topic pois que o autor original (ou original autor) bem o merece :) Então cá vai:

Está de ananases...
(...) entrei no quarto atordoado com bagas de suor na face.E debalde rebuscava desesperadamente uma outra frase sobre o calor, bem trabalhada,toda cintilante e nova. E nada...Só me acudiam sordidezes paralelas em calão teimoso:
-É de rachar, está de ananases,derrete os untos. (...).
( Eça de Queiróz , A correpondência de Fradique Mendes).

Última edição:
O recorde da máxima de Outubro para Lisboa não pode ser só 25º, deve haver aí um lapso, se calhar até é 35º. Assim de repente encontrei isto por exemplo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefinição:Clima_Lisboa
25º seria para Novembro.

As estações não funcionam porque não há verbas suficientes para cuidados de manutenção nem pessoal para o fazer se calhar :buh:. Pontualmente pode haver outras razões, também já desisti de compreender mas não de lamentar.
Mas eu estou a falar do próprio dia, como disse, no dia 21/10 a máxima recorde foi de 25ºC em Lisboa, agora de Outubro acredito que tenha sido 35ºC. Pelo menos é o que diz no site

Hoje às 14 horas: paradoxo de não haver pescadores nas rochas do forte por causa das ondas, mas ao largo as águas calmas possibilitarem a presença de pequenos botes de pesca; ondulação de fundo mas vento nulo. Poeira e neblina, nem se vê o Cabo Espichel.
H2Rrz58.jpg

Há momentos, na direcção de Cascais (quase oculta):
QHxZ1Wo.jpg
Off-topic: Olha a 106! Imagino que no Verão deves ver umas 200 pessoas a sairem desse autocarro a cada 20 minutos :D

• Gosto
Reactions: StormRic
Já sabia que a Amadora ia quase chegar a 34ºC, quem teve lá sabe a sensação do calor que estava, parecia que estavamos num dia de Verão do Alentejo...
Céu muito "nublado" hoje, mas apenas por cirrus e poeira à mistura, que nem fazem sombra.

Temp. máxima: 33,5ºC
Temp. minima: 20,8ºC

Até me riu com a média do vento: 0km/h, daí estar quase a fritar quando eram 15 horas.
Pressão atmosférica quase que chegou aos 1025 hPa e humidade também baixou significativamente.
Amadora mais uma vez 5ºC acima do registado em Lisboa.

É impressionante como a temperatura do mar ainda continua cima dos 20ºC!
Temperaturas máximas acima dos 25ºC até 31 de Outubro, de acordo com a previsão. Desde que não chegue aos 33ºC outra vez, já fico contente :)

• Gosto
Reactions: StormRic
Mas eu estou a falar do próprio dia, como disse, no dia 21/10 a máxima recorde foi de 25ºC em Lisboa, agora de Outubro acredito que tenha sido 35ºC. Pelo menos é o que diz no site

Peço desculpa, não percebi que te referias ao próprio dia. Acho que esses máximos dia a dia não estão acessíveis, será preciso ter acesso a todo o banco de dados do IPMA e extrair esses extremos para cada estação. Ficamos realmente com a sensação de que pelo menos em termos de 3ª década de Outubro muitos redordes poderão ter sido batidos uma vez que os máximos para Outubro têm datas da primeira e segunda décadas. Eu reuni em tempos, ainda nos anos 80, muita documentação do então INMG, nomeadamente possuo todos os anuários e todas as publicações relacionadas com normais climatológicas, até àquela época obviamente. Está é tudo em papel mas não é impossível para uma dada estação fazer uma pesquisa. O agora IPMA deve ter digitalizado todos esses dados. Haverá maneira de obter esses valores junto do IPMA? Nos centros de documentação, em Algés talvez.
É realmente invulgar esperar-se pela terceira década de Outubro, passando pela primeira e pela segunda, para se encontrar os extremos da temperatura máxima.

• Gosto
Reactions: guisilva5000