Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

foto tirada à pouco virada a oete.

essas cores fizeram-me lembrar as cores do temporal do dia 22 Set. 2014... embora as cores desse dia tenham sido muito mais vibrantes.. faltava a chuva e a trovoada, se bem que ao final da tarde o aguaceiro que caiu aqui também fez lembrar esse dia, mas por poucos segundos.. :D

OFF TOPIC:
só para reavivar a memória.. http://www.meteopt.com/forum/topico...entro-setembro-2014.7824/page-145#post-446346
segundo informação umas páginas mais à atrás, o rainrate chegou a atingir os 349mm/h aqui na Lourinhã... http://www.meteopt.com/forum/topico...entro-setembro-2014.7824/page-136#post-446035
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Bombeiros socorrem quatro pessoas presas nos carros devido a inundações
12 Out, 2015 - 18:30

Ocorrências registaram-se nos concelhos de Abrantes e Mação, no norte do distrito de Santarém.

As fortes chuvadas das últimas horas provocaram inundações em Abrantes e Mação, havendo registo de estradas alagadas, quedas de muros, garagens e caves entupidas. Quatro pessoas foram surpreendidas pelas águas e tiveram de ser retiradas dos carros.

O segundo comandante Distrital de Operações de Socorro de Santarém, José Guilherme, confirmou à Renascença que em Alferrarede e no Cabrito, no concelho de Abrantes, tiveram de socorrer quatro pessoas que “estavam com dificuldades de sair das suas viaturas”.

Há dezenas de ocorrências devido a inundações, essencialmente nos concelhos de Abrantes e Mação, no norte do distrito, com estradas alagadas e caves e garagens inundadas, devido à dificuldade de escoamento das águas pluviais.

“Há registo de alguns bens danificados, nomeadamente em estabelecimentos comerciais, em automóveis e em casas particulares”, disse a mesma fonte, acrescentando que foram informados da queda de muros em alguns locais.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), “as condições meteorológicas vão conhecer um agravamento até cerca das 21h00”, pela que “a prioridade é auxiliar e defender bens e pessoas, até que pare de chover e a água se dissipe”.

As primeiras chamadas para pedir ajuda coincidiram com o início das fortes chuvadas, cerca das 15h30.

Seis distritos portugueses estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/36664/
 
Todos os distritos a sul de Coimbra entraram, ou vão entrar, em aviso amarelo para precipitação, todos excepto um, Lisboa, que hoje parece um aspersor de rega, só molha tudo ao seu redor.

Exacto, da meia-noite até às 18h de amanhã para a possibilidade da ocorrência de chuva ou aguaceiros por vezes fortes.

De facto, e olhando ao satélite, agora é que parece poder vir alguma coisa para a AML... só espero que o escudo lisboeta (e já agora o almadense) se desliguem para deixar chover em condições e, quem sabe, trovejar.


Já agora, um on-topic/off-topic: julgo eu que há alguns meses atrás um colega forista mostrou uma escala com o número de dias de trovoada nas principais cidades portuguesas de 2000 em diante, se não estou em erro, e claramente Lisboa estava no fim da lista. Não sou muito velho, nem muito novo, mas recordo-me perfeitamente de nos meus anos de escola de 80 e 90 ocorrerem por vezes vários dias seguidos de trovoadas, quer na Primavera, Verão e Outono, e agora ser quase raro trovejar na capital se compararmos com outras regiões do país. Aos mais entendidos, este "escudo lisboeta" de que tantos agora falam com um certo humor poderá de facto ser uma realidade? Que factores se alteraram para que isto se suceda? ;)
 
Boas , por aqui o dia foi de chuva por vezes forte , temperatura actual de 18,7ºC , precipitação acumulada até ao momento de 27mm.
Algumas fotos de hoje:

gVhpAl5.jpg


74TKkXP.jpg


FhwkIWt.jpg


kvtzgMi.jpg


kXetaRc.jpg


KBchptF.jpg


p1hua5y.jpg


KL0CspV.jpg
 
A título de exemplo, os 68,7 mm que caíram em Alvega nas últimas 24 horas (59,5 mm em 6 horas, quase no limite do critério de aviso vermelho), têm um período de recorrência de cerca de 12 anos, ou seja é um evento que se espera não ocorra mais do que uma vez em doze anos.
Acumulado total do Ex-Joaquin para Alvega é de 78,4 mm; 87,2 mm no mês. A média para Outubro anda à volta de 58 mm. O valor presente já se encontra no 8º decil, mês chuvoso, e ainda só estamos a 12.
 
Última edição: