Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Boa noite,

Por Samora Correia foi um dia de vários aguaceiros, por vezes fortes.

Aparentemente a zona de Benavente teve menor intensidade de precipitação. Estranho o facto das duas estações estarem separadas por apenas 2km e terem uma discrepância considerável nos valores acumulados. No entanto posso atestar que os valores de Samora estão corretos, porque hoje estive em casa e confirmo os diversos aguaceiros fortes que caíram por aqui.

Boas noites,

Por aqui o balanço destes 3 dias de precipitação é de 26,4 mm.
Não é grande coisa comparativamente com outros locais, ainda assim já foi bom.
O ECMWF aponta para uns bons mm para Sabado, mas lá está, ainda falta algum tempo, resta acompanhar.

A título de exemplo, os 68,7 mm que caíram em Alvega nas últimas 24 horas (59,5 mm em 6 horas, quase no limite do critério de aviso vermelho), têm um período de recorrência de cerca de 12 anos, ou seja é um evento que se espera não ocorra mais do que uma vez em doze anos.
Acumulado total do Ex-Joaquin para Alvega é de 78,4 mm; 87,2 mm no mês. A média para Outubro anda à volta de 58 mm. O valor presente já se encontra no 8º decil, mês chuvoso, e ainda só estamos a 12.
(E se a outra depressão chegar ainda pode ser pior...)

Mas olha pelo radar parece que finalmente vamos ter alguma coisa pela zona da capital, o que achas ?
Por meu grande espanto acabei de olhar para o radar e ver a mancha a caminho da capital :D

4fG3rbU.png

GFS não prevê chuva para o território à meia noite, o que acho estranho... Mapa das frentes mudou agora, parece que o inicio da frente oclusa vai mesmo atacar Lisboa.

HXGd3WZ.gif

Diria que pode ficar-se pela zona norte de Lisboa, a probabilidade de chegar à zona sul (mesmo como aguaceiro fraco) diria que é de 50%. É uma questão de acompanhar.

• Gosto
Reactions: bpereira e TiagoLC
Mas está tão lenta e parece que está a perder força, será mais uma vitima do escudo lisboeta ?
Por meu grande espanto acabei de olhar para o radar e ver a mancha a caminho da capital :D

4fG3rbU.png

GFS não prevê chuva para o território à meia noite, o que acho estranho... Mapa das frentes mudou agora, parece que o inicio da frente oclusa vai mesmo atacar Lisboa.

HXGd3WZ.gif

Diria que pode ficar-se pela zona norte de Lisboa, a probabilidade de chegar à zona sul (mesmo como aguaceiro fraco) diria que é de 50%. É uma questão de acompanhar.