Por aqui vai continuando a pelo face já dizem que algumas estradas em pereira do campo estão inundadas...
Amigos, onde é que encontro essas imagens de radar de grande dimensão e com um mapa do país por baixo? As do IPMA são pequenas e têm estado 1 hora desatualizadas.
Como prometido, ontem lá fui dar mais uma voltinha pela região Sintrense, tendo noção de que o pior já teria passado, mas tinha esperança de apanhar eventuais aguaceiros e até umas trovoadas, humm pois já era pedir demais , máquinas no carro e tripé para o que viesse,
a chegar a rotunda de Sintra vinda do IC19, vejo que a coisa andou de pantanas, tomo a estrada para a Malveira da Serra e alguma vegetação na estrada, a coisa andou "preta", como não levei o jipe, porque a intenção era mais fazer medições e fotografar ( se pudesse claro ) fui directo a Penhinha, bom, era essa a ideia,
não, não é nenhum trilho off-road, é a estrada de acesso a Peninha, bom nem quero imaginar que velocidades de vento por aqui passaram, nem qual a velocidade deve ter alcançado no alto da Peninha, pois se na "boa" atinge-se 70 - 90 km/h sem estragos a volta, tendo eu já registado quase 106 km/h, sem que também nas redondezas estivesse algo significativo, portanto é bem possível que tivesse passado os 130 ou mais km/h,
um pouco mais a frente estava um camião dos bombeiros e estavam a cortar os pinheiros caídos, portanto hora de inverter marcha, e pensar em alternativas de ir a Penhinha, mas nem me atrevi a entrar nos caminho de terra com o carro, apesar de ser 4x4, mas não é um todo o terreno a sério, desci em direcção ao Pé da Serra, novamente muito entulho pela estrada que esteve cortada, pois no cruzamento com o principal ainda estava uma fita da GNR, sigo em direcção a Azoia, e o outro acesso por estrada estava cortado, alias estava um grande aparato de gente e GNR, não sei se aconteceu alguma coisa neste local ou perto,
como existe um caminho de terra antes da Biscaia, e actualmente acessível até a carros ligeiros até ao largo da Peninha resolvi entrar, eu e outros com ligeiros, neste caminho pouco se notou o efeito do vento, talvez por ser vegetação mais rasteria e resistente, mas uns metros antes do largo estava mais umas árvores caídas, portanto bem agreste que esteve,
tiradas deste caminho, estava vento na casa dos 25- 30 km/h, acabei por não ir a Peninha pois o tempo como aparentemente estava incerto e tinha de deixar o carro a alguma distancia,
entretanto desci a "base" em direcção ao Guincho, mais calmo, mas ainda registei +- 35 km/h a temperatura estava amena, na casa dos 21 - 22 º C,
da praia do Guincho, ( vão mais umas quantas para o tópico do pôr do sol )
como estava mais perto da linha não me apeteceu voltar a Roca, resolvi e como não chuvia e estava relativamente pouco vento, estavam assim reunidas alguns requesitos para umas "nocturnas" e aperfeiçoar a técnica, pois nunca o tinha feito em condições ao longo da marginal,
farol do Raso,
na altura desconhecia este incidente, o navio encalhado ao largo de Cascais,
de Cascais em direcção a Lisboa, o mar "aceso" de realçar que os bares estavam fechados e para um Sábado e a hora que era, deduzo que a coisa esteva bem complicada,
São Pedro do Estoril,
Carcavelos,
Sto. Amaro a esquerda,
e por fim na Cruz Quebrada,
ainda tive esperança de ver alguma actividade eléctrica, mas ainda não foi desta.
desiludido até agora, vejo o resto do litoral com valores bem superiores no acumulado e aqui por estes lados andam nos 3 e 4mm..., até no norte chove mais que aqui (o que não esperava) e estou a ver isto muito morto...
Sem duvida, neste evento vou com 18 mm apenas, muita parra e pouca uva...
Unico apontamento relevante foi mesmo a rajada super-sonica
No IPMA- Radar e depois selecionas radar dinamico, na coluna da direita.