Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Esse era um local de observação favorito quando morava em Lisboa. Não havia praticamente nada de urbanizações nem vias rápidas à volta. Era perfeito para uma visão 360º.

Estive lá, há 1-2h, quando deu a trovoada. Mas a chuva só me deixava ver relâmpagos. Nada de raios definidos.
Entre o Parque das Nações e a Serra da Amoreira, por volta das 22h30, foi sempre a cascar.

• Gosto
Reactions: StormRic
ultima hora: Lisboa (G. Coutinho) - 6.7mm: nas ultimas 2h - 21mm

Isto hoje está com a moda do "extremamente localizado", aqui na minha zona choveu nas ultimas duas horas sim, mas muito longe dos 21 mm...

• Gosto
Simplesmente brutal. . Baleal

Foto de: Rodra Fotografia e Arte

dda21c2de8fb413db7ca94c868402cb9.jpg

Grande foto! Da Ilha do Baleal tem-se outra perspectiva, sem dúvida!... Quem esteve em Peniche nem a linha de nuvens via. E quando via era muito esfumada. Estive para sair para fotografar, mas à hora da força de chuva tornou-se impossível e depois de acalmar já não podia. Tive formação. Espero amanhã haver alguma coisinha para poder captar imagens.

Esta foto foi tirada às 19h30 de Leiria a apontar para sul a célula devia estar por cima de Alcobaça/Peniche
As nuvens estão iluminadas pelo por-do-sol e por um relâmpago, se repararem junto à arvore vê-se o raio :)

:thumbsup:Bela imagem! Apanhar assim um raio ainda com as cores do poente é difícil (é um sonho que eu persigo) :palmas:

• Gosto
Reactions: romeupaz
O IPMA baixo para Amarelo o aviso para o Distrito de Lisboa!

Mantêm-se com a aviso Laranja os distritos de Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda. O resto do país encontra-se em aviso amarelo.

• Gosto
Deixo só mais estes dois vídeos para demonstrar a intensidade da precipitação:
Primeiro video:

Segundo video (4 minutos depois):

Não conhecia o site. Depende do modelo ou modelos globais que usem. Penso que no tópico http://www.meteopt.com/forum/topico/seg-previsao-do-tempo-e-modelos-setembro-2014.7820/unread poderá ser dada uma resposta mais útil :)

http://meteox.com/forecastloop.aspx?type=3&continent=europa
A esta hora está tudo a dormir! humpf... mas nesse site, segundo percebi, mostra chuva e actividade eléctrica já para a madrugada.
O radar do ipma continua na mesma como a lesma! Tentei ver outro que apanhe aqui e encontrei esse. Como tenho o portátil avariado fiquei sem links de favoritos e a usar esta miniatura de notebook a coisa não anda, só desanda!
Por aqui está uma calma podre. Acabei o trabalho que estava a fazer e se não há festa o melhor mesmo é dormir.

• Gosto
Reactions: jorgeanimal
Radar do IPMA travado há duas horas! humpf...

EDIT: Só por curiosidade... No mapa de descargas eléctricas do ipma, vê-se uma mancha de descargas em cima de Peniche, não é?!... Erradooooooooo!!! Ao fazer aumentarem o mapa, aproximando a zona de Peniche, pode-se ver que é tudo à volta, a uns quilómetros, e na península de Peniche nadica de nada! Parece que temos uma cúpula. Vá lá... tivemos um aguaceiro bem forte ao fim da tarde, mas de curta duração, nada mais.

:facepalm: Radar e DEA's. Recomeçou a funcionar o radar às 4h. DEA nada. O facto de se verem descargas sobre um local quando o mapa é pequeno e depois de aumentado as descargas estão ao lado, deve-se a que o tamanho dos círculos que simbolizam as descargas é sempre o mesmo, independentemente da escala do mapa. Pode realmente induzir em erro, mas, como em qualquer mapa, é apenas uma questão de escala e o símbolo tem de ser entendido como assinalando um ponto que corresponde neste caso ao centro do círculo. Quanto a Peniche repelir as descargas ;) se fôr estatisticamente observável tal fenómeno deve haver uma razão ligada ao facto de ser uma península de baixa altitude e plana.

• Gosto
Reactions: Candy
http://meteox.com/forecastloop.aspx?type=3&continent=europa
...chuva e actividade eléctrica já para a madrugada.(...)

Previsão quase impossível de ser credível. Neste momento mantém-se uma linha de instabilidade a sul da península de Setúbal e que entra pelo Alentejo. Sobre o oceano nesta animação http://www.sat24.com/zoomloop.aspx?ir=true&region=eu&lat=42&lon=-8 pode ver-se uma circulação que trará novas células (que ainda têm de se formar, já começaram aliás) para a costa, mas nada antes de três horas talvez. Só pela manhã haverá novidades e quanto a actividade eléctrica nada à vista, nem é possível dizer que células em que local terão essa actividade. http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos aqui também se pode ver registo de descargas, mas sem detalhe.

Nas imagens do Sat24 também se pode ver, com grande imprecisão e nem sempre mostra, a existência de actividade eléctrica.

• Gosto
Reactions: Candy
Certíssimo! Aqui temos um micro clima em que até chegamos a não ter amplitude térmica em certos dias de inverno.
As bolas no mapa... eu sei. Mas é irritante qd vamos ver ao pormenor e...nadaaaa...

E com isto me vou. Amanhã veremos como será o dia...