Vergonhosa a forma como alguém da CML vem sacudir a água do capote culpabilizando o IPMA
a CML sabendo que este tipo de situações (cheias devido a excesso de precipitação) são recorrentes em várias zonas de Lisboa ainda tem coragem de culpabilizar o IPMA pelas cheias, gostava de saber se o IPMA tivesse avisado com mais de 24 horas de antecedência daria tempo para as autoridades camarárias efectuarem as limpezas necessárias e preparar tudo para o devido escoamento de águas para evitar ou pelo menos diminuir o impacto (uma vez mais) recorrente destes eventos, vergonhoso, até porque não é a primeira vez que o IPMA lançou avisos com antecedência superior a 24 horas e as cheias aconteceram na mesma! Enfim, delegar incompetência é algo muito feio e apanágio de muitas entidades neste país, talvez alguém devesse dizer que o serviço do IPMA elabora previsões (embora eu também defenda que têm já mandado análises que falham em demasia cá para fora)
Fizessem os serviços camarários o que deveriam fazer a nível preventivo e este tipo de coisas que aconteceram em Lisboa certamente não teriam acontecido com tanto impacto.
Quanto ao clima em si... ontem por Belém choveu meia dúzia de gotas, e mesmo na hora do almoço quando caiu aquela bátega de água em algumas zonas de Lisboa aqui lá foi pingando o chão e apenas deu para molhar um pouco, embora à hora do almoço e ao final do dia lá se ouvisse um ou outro trovão, talvez tenha trovejado uma dezena de vezes durante todo o dia!
StormRic esse teu spot é brutal!
Que inveja, infelizmente das minhas varandas não consigo apanhar nada... tens de começar a desligar as luzes artificiais e isso fica no ponto!
Já agora, reparei que tiras com ISO a 100, fazes isso por causa da iluminação artificial para não ficares com a parte inferior toda estourada? Não acabas por perder alguns detalhes da trovoada?
Abraço.
Depois de olhar para o radar do IPMA e para as imagens de satélite do mesmo não terá sido um pouco exagerado emitir AVISO LARANJA para quase todos os distritos ? por aqui continuo com Sol e algumas nuvens.
Por cá, nesta primeira manhã de Outono, continuamos com céu muito nublado e alguns aguaceiros, embora o Sol espreite de vez em quando. Vento fraco. Hoje, nem sinais de trovoada
Dados actuais (23/9 - 12h32)
T= 20ºC
Humidade 82%
Cobertura de nuvens: 43%
Probabilidade de precipitação para as próximas 8 horas: 60%
Precipitação actual (mm): 0.0
Precipitação (mm/últimas 3h)= 1.1
Visibilidade de 8 km
Índice de UV = moderado: 3
Vento= NO - 3,2 km/h
PA= 1013,9 mBar
__________________ Nascer do Sol:7h25 Pôr do Sol: 19h32 Lua: Quarto minguante, idade de 28,9 dias e luminosidade de 0.6% Equinócio de Outono: 23/09 - 02h29 (PT)