Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Também me parece que sim. :mad:
Mas nem mesmo o de Loulé está a enviar.
A última imagem de reflectividade de Loulé é um "monstro", pode ser uma super-célula:

Mais de cem descargas em vinte minutos!!

Já que fala em supercélula, de facto parece haver ali um gancho compreendido entre as imagens de radar.

A célula de Coruche explodiu literalmente um pouco a norte do Couço!
Perde-se a conta ao número de descargas!
gIVPumT.jpg

por acaso esta noite tive no couço e à volta para ca era relampagos atrás uns dos outros

• Gosto
Reactions: StormRic
Já que fala em supercélula, de facto parece haver ali um gancho compreendido entre as imagens de radar.

Parece possível que tenha ocorrido algum "fenómeno de vento extremo" mas a resolução da imagem não me deixa ter certezas. Acompanhando agora pelo RainAlarm houve alguns picos de ecos vermelhos embora eu não saiba qual o grau de confiança na resolução destas imagens.
A célula dirige-se para NNE, irá passar o vale do Tejo entre Abrantes e Castelo de Vide. Parece activar-se para o lado de Portalegre.
ksqQpZO.jpg

8HnlP8H.jpg

ULoIwkj.jpg

irgslW4.jpg

FjncZXk.jpg

GYDSfvi.jpg

• Gosto
Reactions: david 6
As descargas eléctricas estão a funcionar. Quando passa uma hora certa é preciso voltar a selecionar as caixas das horas anteriores.

Pois eu tinha-me era esquecido que o horário utilizado era também o UTC, por isso disse que não funcionava.:lol: Já apaguei o post;)

Mas quanto ao radar...:angry:

• Gosto
Realmente não aparece. Por isso é que a minha confiança nas imagens do RainAlarm é baixa.:unsure:

Basicamente penso que a Serra da Estrela impede a passagem das ondas do radar Espanhol como tal Coimbra e o vale entre a Serra do Caramulo e Estrela não têm cobertura (fraca cobertura) pelo rainalarm :(

Não sei se esta teoria é a mais certa mas é provável.

• Gosto
Reactions: CptRena
Mas quanto ao radar...:angry:

O radar estava a aguentar bem e eu até pensei em referir que o IPMA estava a trabalhar bem nesta situação de afluência, mas afinal... :mad:

A célula continua o seu deslocamento que neste momento parece mais na direcção N.
q1VdmQF.jpg

4rS3mju.jpg

Últimas descargas:
JsSubfT.jpg

Há uma célula periférica que parece ir passar perto de Castelo de Vide
U3MK9KP.jpg

• Gosto
Reactions: Spider
Em Carcavelos voltou a chover fraco na última hora. Pelo aspecto da imagem de satélite penso que não é de esperar muito mais por esta noite.
Entre estes períodos de chuva fraca até apareceu a Lua. As nuvens baixas moviam-se de SSE para NO mas nuvens médias e altas mantinham a trajectória que tem sido característica desde há cerca de doze horas, de SSW ou SW para NNE.
oyrm00J.jpg

Depois da chuva as nuvens baixas passaram também a vir de SSW.

Última imagem de satélite (4h30)
lJWl2Om.jpg

• Gosto
Reactions: CptRena
Não esperam mais nada no centro e sul no dia de hoje, nem os modelos já indicam nada a célula já passou e a forma-se algo será mais no interior norte e centro.

Ontem à noite fui um bocado ao cabo da roca/guincho ver se conseguia ver pelo menos um clarão mas nem um :lmao:, o que vi foi suor pela testa abaixo cada que vez abria a porta do carro, parecia que abria a tampa da panela tal era a humidade e calor, pois o AC tem uma humidade baixa além da temperatura.

Mas isto hoje :rolleyes:, vamos lá ver tá sol pode ser bom ou poder ser mau, só a partir das 14h/15h é que se sabe, vamos deixar aquecer. O acumulado de ontem foi 1 mm.

• Gosto