Seguimento Litoral Centro - Setembro 2015

Cheguei há pouco mais de meia hora a casa. Passei pelo Cabo Carvoeiro. Lá o termómetro do carro marcavam 19ºC. Vim para casa, no centro de Peniche, e ao chegar cá o termómetro do carro marcava 16ºC.
E porque é que eu digo isto, porque por vezes podem achar estranho os meus relatos serem diferentes do que indica a EMA do Cabo Carvoeiro, mas é que no centro de Peniche a coisa muda mesmo ;) são cerca de 3 km de distância entre o centro e o Cabo Carvoeiro. O suficiente para esta diferença.
O termómetro do carro pode não estar certinho, mas nunca errou muito, no entanto a diferença de temperatura e intensidade do vento entre o centro de Peniche e o registado na EMA do Cabo Carvoeiro existe. A temperatura é sempre na base de 3 graus de diferença, a mais ou a menos. Vá-se lá explicar isto, já que no Cabo é mais desabrigado!...

E pronto... quanto agora, seguimos com chuvita, claro. há bastante tempo! Embora agora seja uma burriceira...

Boa noite

Mínima de hoje 16,2ºC com 84% depois das 7h30.
Máxima 22,4ºC cerca das 15h30; humidade mínima 69%.

Céu muito nublado todo o dia embora pelo amanhecer estivesse com menos nuvens:

Corrente de oeste nos níveis médio e baixo, rodando para sudoeste à tarde antes da passagem da frente que não largou precipitação aqui nem a sul de Peniche.
O céu nunca ficou encoberto, 7/8 no máximo. De notável havia uns altostratus lenticularis a norte ao fim da tarde. De resto, predominância de altocumulus.
Não houve precipitação aqui em Carcavelos.

Os acumulados na região Litoral Centro e Região Sul limitaram-se a estas estações, até às 21 horas:

wVKyZBC.gif

Às 19h horas a frente estava em dissipação, tinha acabado de passar em no Cabo Carvoeiro onde deixou 0,7 mm:
A7IBr05.gif

Boas noites,

Extremos térmicos: 14,3ºC / 22,2ºC

T.actual: 18,3ºC
Morrinha muito tenue.

Pequena viagem feita ha pouco entre Serra das Minas e Alcabideche, o carro ia registando 17/18ºC, morrinha e algum nevoeiro no Ramalhão, a cota 250 mts e proximidade de da serra assim o ajuda.

Em Sintra também está a cair morrinha e com bastante nevoeiro. Debaixo de algumas árvores até parece que está a chover.

Os acumulados na região Litoral Centro e Região Sul limitaram-se a estas estações, até às 21 horas:

wVKyZBC.gif

Às 19h horas a frente estava em dissipação, tinha acabado de passar em no Cabo Carvoeiro onde deixou 0,7 mm:
A7IBr05.gif
Por volta das 20h00, andava eu a dar a volta pela marginal, choveu com mais intensidade do que durante o dia ;) As escovas do limpa para-brisas tiveram mesmo de trabalhar mais rápido!

Malta o Por do Sol de dia 6 atrás da ilha da Berlenga ;)
(aqueles rochedos que se veem são as Estelas)

Esta não sei precisar, mas tb foi por estes dias. A foto é tirada de um edifício alto, em Peniche. Pode ver-se à esquerda o Farol do Cabo Carvoeiro. Eu consigo ver onde está a Berlenga, mas porque sei. Para vós passará imperceptível. Mas se contarem as luzinhas dos candeeiros da direita para a esquerda, à quinta, mais acima no mar, na linha do horizonte consegue-se ver um pontinho mais alto. É o Farol da Ilha.