Seguimento Litoral Centro - Setembro 2016

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia, 16,2ºC de mínima e tem sido de um modo geral assim nos últimos dias sempre a oscilar entre os 15ºC e os 16ºC. A partir de hoje espera-se nova descida da temperatura máxima. Seguimos com céu limpo e vento fraco.

A inversão da praia da Rainha merecia um estudo aprofundado.

Nunca soube até hoje a localização desta estação, mas é um facto que por vezes os valores da mesma parecem absurdos. Já não é a 1ª vez que digo isto mas Almada é uma cidade com uma variedade impressionante de micro-climas.
A título de exemplo, eu resido na Cova da Piedade e no Inverno é muito frequente chegar aos 2ºC,3ºC, mas por sua vez um pouco mais acima no Laranjeiro tenho temperaturas na casa dos 10ºC. Estamos a falar em menos de 1km entre as 2 zonas.
Entretanto nota-se que a temperatura desceu relativamente ao dia de ontem mas ainda assim um calor agradável. Céu limpo e vento fraco.

Boa tarde,

Nunca soube até hoje a localização desta estação (...)

Fica nestas coordenadas. ;)
Um local a baixa altitude, plano mas abrigado, com algum arvoredo em redor.

---

Apesar da temperatura ir lançada ao início da madrugada, a mínima acabou por se ficar pelos 15,2ºC.

De momento sigo com 19,5ºC e ainda se verifica uma espessa faixa de Stratus Fractus na vertente Norte da serra.
Vento fraco a moderado (< 30 km/h).

Nunca soube até hoje a localização desta estação, mas é um facto que por vezes os valores da mesma parecem absurdos. Já não é a 1ª vez que digo isto mas Almada é uma cidade com uma variedade impressionante de micro-climas.
A título de exemplo, eu resido na Cova da Piedade e no Inverno é muito frequente chegar aos 2ºC,3ºC, mas por sua vez um pouco mais acima no Laranjeiro tenho temperaturas na casa dos 10ºC. Estamos a falar em menos de 1km entre as 2 zonas.
.

Como já disse noutras alturas, se não houvesse arriba fossil, a EMA da Praia da Rainha, Almada não teria inversões tão fortes.
Para mim, é o elemento chave naquela inversão, embora existam outros, podemos falar nisso num tópico mais apropriado.

Fica nestas coordenadas. ;)
Um local a baixa altitude, plano mas abrigado, com algum arvoredo em redor.

Obrigado Gil :thumbsup: assim que possa irei verificar no local e postarei as respectivas fotos.

Para mim, é o elemento chave naquela inversão, embora existam outros, podemos falar nisso num tópico mais apropriado.

Assim que tiver as fotos em minha posse iremos discutir noutro tópico estes dados curiosos da Estação :) .

Entretanto por aqui (Entrecampos) tudo tranquilo. Céu pouco nublado por alguns Cirrus no horizonte da Margem Sul e vento fraco.

• Gosto
Reactions: Gilmet
Boa tarde,

Dia feito: 15,2ºC a 21,0ºC.
Tarde mais fresca e mais húmida. A nebulosidade baixa não chegou a desaparecer por completo hoje, e de momento já se torna mais vigorosa, novamente.

Actuais 18,6ºC e vento fraco.

• Gosto
Reactions: TekClub