Seguimento Litoral Centro - Setembro 2023

Vista para SE:

017cb73d366ab581f2e88a0762d2724c.jpg

E por Lisboa, aqui pela zona dos Olivais, agora, nada, nem chove nem troveja, nem vento...nada...só nublado.
Sai de casa ao meio dia, almocei, depois fui até Carcavelos, mas por aqui só um aguaceiro fraco de manhã, e um dia super abafado, que quase nem molhou o chão...será que ainda teremos alguma surpresa hoje?
Neste momento 21 graus e 66% HR...

Para nós podia ter sido um pesadelo! Embora goste muito de meteorologia gosto de aproveitar os eventos que me deixam aproveitá-los, não estes que nos obrigam a andar a correr de janela em janela a rezar para os escoamentos darem vazão a toda a água.

No local em que estou posso dizer que tivemos sorte

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
Apenas e para não correr o risco de ser mal interpretado, quando escrevi "aproveitem" foi precisamente no sentido de seguirem o evento e que nada de mal acontecesse, sei perfeitamente o que é ter que lutar contra as intempéries em tempo real e ter basicamente um rio a entrar dentro de casa com vizinhos a nem ajudar na construção de um dique para proteger a casa que tinha pessoas acamadas... ...problemas com fenómenos naturais não os desejo a ninguém, sou apreciador dos mesmos e curioso pela temática, hoje em dia muito mais a título informativo do que lúdico.

Ainda bem que nessa zona tudo passou sem grandes sobressaltos.

Relativamente à tarde aqui no Oeste como tem vindo a ser documentado, tive apenas uma ligeira paragem nos trovões e parece que ando a perseguir os ecos vermelhos porque tive que me deslocar uns poucos KMS e lá estava a chover com pompa e circunstância com o acompanhamento sonoro predominante do dia.

Creio que agora e finalmente tudo vai acalmar um pouco nesta zona, depois de um dia como há muito tempo não presenciava, muita chuva e imensos trovões.

Continuo a ouvir roncos fortíssimos da célula de Óbidos/ Foz do Arelho. Há registos de várias ocorrências de "Inundação de estruturas ou superfícies por precipitação intensa" nos concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha.