Boa noite,
Hoje, durante o hiato de precipitação que ocorreu durante a tarde, fui dar um passeio até Peniche para tirar fotografias e registos do temporal. Choveu quase que de forma constante de Loures até à Serra d'El Rei, sendo que posteriormente parou a chuva na zona de Peniche. Os céus estavam magníficos e foi, portanto, possível tirar fotografias das nuvens negras e do contraste com o mar e a terra:
Mais tarde, em Ferrel, assim que regressei ao carro depois de lanchar numa pastelaria local, começou a chover com alguma força. No vídeo que consegui fazer já não apanhei o período de maior intensidade, infelizmente:
No regresso a casa, de paragem na estação de serviço de Aveiras de Cima na A1, estava bastante escuro a oeste, na direção de Montejunto:
Para fugir ao trânsito de Lisboa com a chuva iminente decidi dar uma volta grandinha pela Lezíria. É de notar a diferença entre as zonas que receberam bastante precipitação durante o evento, como é o caso do Oeste, e as zonas onde pouco ou nada choveu (Ribatejo) - enquanto a região do Oeste já tem zonas onde há vegetação verde a nascer, o Ribatejo continua extremamente ressequido.
Cheguei a apanhar bastante precipitação entre Caldas da Rainha e Rio Maior, mas estava na autoestrada e portanto era impossível registar fosse o que fosse. Posteriormente também choveu bem ali entre Coina e o Fogueteiro.
_____________________
A noite tem sido acompanhada de aguaceiros por aqui, depois de uma tarde em que passou tudo ao lado. O acumulado para já encontra-se nos 6,6 mm.
Não dá para ver bem se vem alguma coisa ou não devido à falta dos radares de Loulé e de Coruche mas, vendo pelas imagens de satélite, parece que a precipitação por hoje deve acabar por aqui.
De salientar as rajadas moderadas a fortes de vento que ocorreram durante o dia e que continuam com alguma intensidade. Até ao momento a rajada máxima foi de 46 km/h de sul, que aconteceu por volta das dez da manhã, e neste momento continuam as rajadas de vento de 20 a 30 km/h de sudoeste.