A chover forte neste momento em Coimbra.
Vinha perguntar disso, não são radar pois não?Não são as imagens do radar de Arouca que aparecem no suposto mapa dos radares no Weather Channel.
Os ecos são diferentes, quer do radar dinâmico quer da reflectividade de Arouca. Comparem com o maior detalhe e chegam a essa conclusão.
Vinha perguntar disso, não são radar pois não?
Talvez uma estimativa pela temperatura IR de satélite não é?
Se for, isso é uma estimativa grosseira. Como se usava antigamente quando não havia radar ou quando havia e o antigo IM divulgava apenas imagens de meia em meia hora e com uma hora de atraso
Ou será um sensor de radar desses satélites meteorológicos mais recentes, embora com menos resolução ?
Mas pela imagem, diria que é mesmo apenas estimativa baseada na temperatura das nuvens, talvez com um algoritmo à mistura a tentar melhorar um pouco.
Pelo que percebi dos três radares no continente apenas o de Arouca está a funcionar pelo que tudo que apareça do centro até sul é apenas uma coisa difusa, quanto mais longe de Arouca pior.Então mas isso não invalida o fato do radar de Loulé estar baixo certo? È que so se ve radar de Sines para cima...
Não me parece que o que estejas a dizer esteja certo até porque na aplicação que eu uso (RainViewer), é possível selecionar radares específicos e selecionando o de Loulé e o de Coruche, aparecem como Offline. Apenas selecionando o de Arouca se vê precipitação e o radar online...Pelo que percebi dos três radares no continente apenas o de Arouca está a funcionar pelo que tudo que apareça do centro até sul é apenas uma coisa difusa, quanto mais longe de Arouca pior.
Daí que estas supostas imagens de radar que aparecem nalguns portais meteo e APP's na verdade não são verdadeiras imagens de radar, mas apenas estimativas baseadas noutra coisa, muito falível, como se usava antigamente.
Ou eventualmente quando a fonte de radar não funciona, fonte que tem que ser de radares do IPMA, recorrerem a esse modo estimativa.
É o que dá não ter radar de Coruche...IPMA acaba de elevar para Laranja o aviso para os distritos de Lisboa e Setúbal, relativamente a precipitação e trovoada.
Não me parece que o que estejas a dizer esteja certo até porque na aplicação que eu uso (RainViewer), é possível selecionar radares específicos e selecionando o de Loulé e o de Coruche, aparecem como Offline. Apenas selecionando o de Arouca se vê precipitação e o radar online...
Ver anexo 6959
Não posso falar de outras apps mas pelo menos na RainViewer a vista é definitivamente do radar e não aproximações nem temperaturas de topos de nuvens...
Nem amarelo, quanto mais laranja...pelo menos até agora em Lisboa..É o que dá não ter radar de Coruche...
Estava a falar de outras imagens que colocaram aqui, no exemplo era Weather channel, há outros assim
Por exemplo neste momento a imagem de "radar" do weather channel:
Já nesta imagem que tu colocaste dessa APP Rainviewer, vê-se perfeitamente que é mesmo baseada nos radares do IPMA
Mas como apenas o de Arouca está a funcionar, essa APP não mostra quase nada do que se está a passar do centro até ao sul dada a distância.
Quanto mais longe mais alto incidem os feixes dum radar, daí que por exemplo sobre Lisboa nessas imagens baseadas no radar de Arouca aparece uma coisa difusa que são basicamente a precipitação médio/alta e nada do restantes que se está a passar para baixo.
O ponto era precisamente esse, há sites e APP's de Meteo que mostram um suposto produto de radar, mas que verdade não o são.
Essa APP que usas é das que usa radar mesmo. Daí estar apenas com dados de Arouca.