Seguimento Litoral Centro - Setembro 2023

Dia de Verão e desta vez sem nortada, só uma brisa fraca do quadrante SW.

"Em Roma sê romano, no Verão sê veraneante."

Calma absoluta ao crepúsculo, 23,5°C com 68%.
Neblina baixa. Água a 19°C/20°C.
20230926_160013.webp
20230926_155834.webp
20230926_162943.webp
20230926_193632.webp
20230926_194540.webp
20230926_201316.webp

Boas!

Hoje andei em trabalho de campo por vários concelhos da zona Oeste, desde Alenquer, Torres Vedras, Bombarral, Cadaval e Caldas da Rainha. Em todos a nota de maior destaque foi o calor digno de Verão, com muito Sol e céu pouco nublado. Outono, onde andas? :intrigante:

Uns "apontamentos" de hoje, na voltinha p Aguda - Samarra, dia quente, quase ausência de vento, mesmo nesta zona do litoral,

(pena que o telemóvel que utilizo tem uma fraca qualidade de fotografia),

cabo da Roca ao fundo com umas neblinas costeiras, mas difíceis de apanhar pela câmara,

na praia do Magoito, com razoáveis extensões de areia na maré baixa,

E hoje vim até à praia de Carcavelos para caminhar um pouco...
Céu completamente limpo, alguma ondulação, 22 graus agora e 74%HR...tudo normal numa bela manha de praia! O que nao é normal, é ser Outubro, e antes de chegar à praia que tem já N pessoal, inclusive muitos a terem aulas de surf (que nao entendo nasa disso mas hoje deve de estar bom para a coisa) estar o parque de terra batida já tao cheio que só se conseguem lugares atrás! Só vos digo se isto hoje é quinta feira e já está assim, isto no final de semana vai ser a maior enchente deste Outono, ou Verao fora do tempo...
Edit: e nao é só a temperatura que está trocada, pelos vistos as marés tambem...ou não...
Foi uma boa manha de praia mas nao parece que venha a ser uma boa tarde :eek: :hmm:

Anexos

• 20230928_135227.webp
    20230928_135227.webp
    187.6 KB · Visto: 48
  • 20230928_135004.webp
    20230928_135004.webp
    167.2 KB · Visto: 50
  • 20230928_135048.webp
    20230928_135048.webp
    237.7 KB · Visto: 52
Última edição:
Céu completamente limpo, alguma ondulação, 22 graus agora e 74%HR...tudo normal numa bela manha de praia! O que nao é normal, é ser Outubro, e antes de chegar à praia que tem já N pessoal, inclusive muitos a terem aulas de surf (que nao entendo nasa disso mas hoje deve de estar bom para a coisa) estar o parque de terra batida já tao cheio que só se conseguem lugares atrás! Só vos digo se isto hoje é quinta feira e já está assim, isto no final de semana vai ser a maior enchente deste Outono, ou Verao fora do tempo...

Tecnicamente ainda estamos em Setembro! :p

Mas mesmo se fosse Outubro, nos últimos anos temperaturas acima de 30ºC em Outubro têm sido frequentes.

Tecnicamente ainda estamos em Setembro! :p

Mas mesmo se fosse Outubro, nos últimos anos temperaturas acima de 30ºC em Outubro têm sido frequentes.
Estou tão aparvalhada com este tempo que até troquei os
meses lol...mas tem muita razão.

Estou aparvalhada mas nao devia de estar porque há uns valentes anos atrás, nao me recordo bem mas seguramente mais de 5, já fui eu em Outubro para o Algarve com precos inimagináveis de barato e com uma semana de praia sempre a mais de 30 graus!

Estou tão aparvalhada com este tempo que até troquei os
meses lol...mas tem muita razão.

Estou aparvalhada mas nao devia de estar porque há uns valentes anos atrás, nao me recordo bem mas seguramente mais de 5, já fui eu em Outubro para o Algarve com precos inimagináveis de barato e com uma semana de praia sempre a mais de 30 graus!
Certamente muito mais de 5...desde que me lembro de trabalhar e antes de ter garotos, sempre tive férias no final de Setembro e/ou início de Outubro precisamente porque era raro ter tempo 'diferente' deste...há coisas que não consigo entender...

Edit: e nao é só a temperatura que está trocada, pelos vistos as marés tambem...ou não...
Foi uma boa manha de praia mas nao parece que venha a ser uma boa tarde :eek: :hmm:

Grandes marés! A zona ocidental da praia parece ter perdido um pouco de areia. Grande amplitude entre a Preia-mar e a Baixa-mar, Lua cheia. As Preia-mar dos três próximos dias ainda vão ser mais altas (3,9m em Cascais, hoje 3,7m). À hora dessas fotos ainda estava a encher!

Condições de vento fraco ideais para as aulas de surf, especialmente para as crianças, e ondulação bem formada de 1m a 1,5m de Oeste/WSW.

E é verdade, vai ser uma 'enchente' neste fim de semana, a começar já amanhã à tarde.

Referência especial para a Baixa-mar de Sábado de manhã, vai ser espectacular a extensão de praia!

Última edição: