Seguimento Litoral Centro - Setembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Manhãs bem frescas , já a rondar os 10° mas, dias de sol, quentes e bem melhor do que Agosto... assim sim dá pra ir à praia apanhar sol.

No entanto, não vejo que venha chuva tão cedo. Algo me diz , que este é um daqueles anos em que vamos ter que esperar muito pelas primeiras chuvas de Outono. Setembro pode ser solarengo até ao final...

A chuviscar em Coimbra.

a90427475eb9a0eac6232f931a3ea30d.jpg

Bom dia a todos,

O Sol brilha neste momento pelo Cacém, com 20ºC, depois de uma manhã nublada com mínima na casa dos 14ºC.

Realço que a mínima de ontem (07/09) foi bastante baixa para Setembro, variando entre os 11ºC e os 12ºC nas redondezas. :cold:

A ausência de vento permitiu alguma inversão térmica nos locais mais abrigados. À escala nacional, diria que aproximadamente 70% das estações do IPMA registaram valores mínimos abaixo dos 10ºC, o que é obra para a altura do ano, visto que tecnicamente ainda é Verão.

Vão na guita. No Pai do Vento em Cascais

Aqui as eólicas estão em força máxima, 3 segundos ou um pouco menos por volta.

Vento por vezes nos 40 a 50 Km/h, experimentei algumas rajadas nas esquinas acima dos 60 Km/h. Valores que estão dentro das previsões e do aviso amarelo.
O problema do vento urbano é que é inconstante, forma turbilhões nos bairros de prédios altos, aguento melhor os 80 a 90 Km/h estáveis da Peninha e arredores (Serra de Sintra) do que estas rajadas súbitas que até mudam de direcção repentinamente.

Este é um início de Setembro atípico, pelo vento e temperatura do mar até parece Julho.

Hoje fui dar uma volta até à Praia Grande e na volta parei num miradouro e acho que levei com as rajadas mais violentas de sempre. Aquilo devia de ter rajadas perto dos 100 Km/h.
A estação mais perto de Almoinhas Velhas registou hoje 75 Km/h.

Ontem na estação de Vila Fria em Oeiras registou rajada de 80 Km/h

Última edição:
Boa noite,
Ao contrário do que é normal por aqui, hoje a nortada forte parece que quer persistir pela noite fora. São 22:30 e as rajadas médias ainda andam entre os 20 e os 30 km/h. Vai ser uma noite complicada para os bombeiros que estão a combater o incêndio por esta zona... :buh:

O céu encontra-se limpo por aqui, preto a norte e avermelhado a sul, e sigo com uma temperatura atual de 18,8ºC. :)

Ao contrário do que é normal por aqui, hoje a nortada forte parece que quer persistir pela noite fora.
Por aqui também continuou, sendo que após a 1h de hoje teve um período impressionante em que mais parecia vindo da rua o rugido de um ciclone tropical.
Agora mantém-se moderado com rajadas.

Hoje fui dar uma volta até à Praia Grande e na volta parei num miradouro e acho que levei com as rajadas mais violentas de sempre. Aquilo devia de ter rajadas perto dos 100 Km/h.
A estação mais perto de Almoinhas Velhas registou hoje 75 Km/h.

Ontem na estação de Vila Fria em Oeiras registou rajada de 80 Km/h
Cascais (Marina), Zambujeiro e São Domingos de Rana tiveram rajadas máximas ontem dia 11 de 90 Km/h, 89,3 Km/h e 89,2 Km/h, respectivamente.

No mapa IPMA estes valores têm equivalente, em Oeiras, Cabo Raso e Cabo da Roca.
A previsão dos 75 Km/ foi ultrapassada em numerosas estações pela AML e Região Oeste interior, mas só verificável com estações amadoras e da rede Clima.AML

VMáx_Oeste_20240911.webp

Na rede Clima.AML o valor mais elevado da rajada foi:

Amadora 83,7 Km/h (e vários registos de 82,1 Km/h).

Após mais de 1 mês sem postar, volto a fazê-lo :)

Mudanças a nível pessoal e também não haver grande coisa para relatar fizeram com que estivesse afastado durante este longo período.

Ontem à tarde fui até ao Cabeço de Montachique e após algumas medições de vento, sensivelmente entre as 17h30 e as 18h15, o valor mais alto registado foi de 93km/h :cool:

Esteve de facto muito ventoso, facilmente as rajadas chegavam aos 75km/h. Houve períodos de maior intensidade, a chegar aos 80, 84, e depois num momento bem mais intenso foi até aos 93km/h. Deu para desequilibrar um pouco! :p

WmSsZqm.jpeg