Seguimento Litoral Norte - Agosto 2009

A praia de Lavadores fica precisamente a sul e contígua à foz do rio Douro ou seja, a sul do Porto.

A praia de Moledo fica no Minho, a sul de Caminha e junto à foz do rio Minho, a poucos quilómetros de Espanha.

SIm,Moledo sabia que ficava perto de Espanha,Lavadores estava confuso.
ok,a Sul do Porto,obrigado :) Local bem fresquinho!

Como já referi, estas praias mais frescas do norte são muito ricas em iodo, característica que as recomenda para tratamento de determinadas maleitas, é algo que ouço dizer há décadas...:)

Não duvido..Também não troco praias com temperaturas de 22 e 23 graus com muito iodo( como também estas aqui ao pe de Torres vedras)a praias como as do Algarve sem ondas,sem iodo e com demasiado calor..Então quando temos a sorte de ter calor( como na próxima semana) são dias fantásticos..Aquela pequena neblina que se ve ao longe, com vento fraco, calor mas não exagerado e ondas,são dias muito bem passados:)

Boa noite!

Aqui pela praia de Lavadores esteve um dia que começou fresco mas agradável pela manhã, e que teve na "nortada" a característica da tarde...:mad:

Os meus extremos foram +14,9ºC / +17,2ºC

Tens a certeza que esses valores estão correctos? Tenho muitas dúvidas. Isso são quase menos 6ºC do que Pedras Rubras ou Viana (Chafé) obtiveram hoje.

Se estiveres a falar da temperatura da água do mar, aí sim, acredito que isso esteja bem calibrado. :thumbsup:

Tens a certeza que esses valores estão correctos? Tenho muitas dúvidas. Isso são quase menos 6ºC do que Pedras Rubras ou Viana (Chafé) obtiveram hoje.

Se estiveres a falar da temperatura da água do mar, aí sim, acredito que isso esteja bem calibrado. :thumbsup:

Se for um registo mesmo junto ao mar é possível, tal como é anotado pela estação do Porto de Leixões.

semttulojqk.jpg

Costa! A certeza que eu tenho é a mesma que tu tens quando olhas para o teu sensor...:p

A gente olha para lá... e vê os números que lá estão escritos!!!!:D

Agora mais a sério... o termómetro que eu trouxe é digital e está colocado num 4º andar virado a norte, a cerca de 40 metros da praia. Fica virado exactamente para o "molhe" da barra do Douro, e leva com a nortada mesmo em cima. Num dia como o de hoje, até os vidros das janelas ficaram sujos com a humidade ou a salitre, o que for que o vento trazia...

A única percepção que te posso acrescentar é a minha sensação térmica... e essa é de que, abrigado e ao sol esteve-se bem! Mas assim que saíamos do "tapa-vento"... era um grizo! Até as minhas filhas (que acham que esta água do mar é boa!:confused:) estavam com as t-shirt vestidas....;)

Um sensor ter um erro por excesso é normalissimo..Há muitas causas para isso..Agora errar por defeito parece mais complicado.Mau arejamento não pode ser.:D Locais a apanhar a brisa maritima,e com a nortada em força pode acontecer..

Última edição:
Um sensor ter um erro por excesso é normalissimo..Há muitas causas para isso..Agora errar por defeito parece mais complicado.Mau arejamento não pode ser.:D Locais a apanhar a brisa maritima,e com a nortada em força pode acontecer..

Na viagem poderia ter acontecido algo... mas não me parece!!

É um sensor que está habituado a "trabalhar" em Bragança e com resultados fiáveis... e estas temperaturas para ele... são cantigas!!!

(A este já o vi eu marcar -6,9ºC) :cold:

Em dias de nortada mesmo à beira-mar é perfeitamente possível este tipo de máximas, não sei qual o espanto.

Por aqui 13.7ºC/25.4ºC, mais 1 dia habitual deste Verão. É aproveitar o fresco de agora que para a semana isto vai dar uma grande volta :p

É normal que durante o período da tarde, quando se faz sentir com mais força a nortada, as máximas não subam muito - até baixam em relação ao final da manhã quando bastantes vezes se dá a máxima do dia. Agora ao final do dia, quando a nortada cessa, é perfeitamente normal a temperatura manter-se ou por vezes subir em relação ao meio da tarde. Já verifiquei isso mesmo bem junto ao litoral.

Ontem, dia 07\ Agosto o dia começou muito nublado com um misto de nevoeiro nalguns pontos mais altos com nuvens muito baixas noutras zonas - bem fresco durante o período da noite\manhã. de tarde o céu foi ficando lentamente limpo - alguma neblina sempre presente.
Tmín: 10,0ºC
Tmáx: 24,0ºC

Actual:
Céu com algumas nuvens altas - discretas, alguma nebulosidade baixa aparenta aproximar-se e Temp. de 13,0ºC

Um bom fim de semana:thumbsup:

Bom dia. Registo 19,7º, para uma mínima de 16,6º. Tendência para hoje: vento fraco de sudoeste está a trazer nevoeiro intenso sobre a orla marítima, isto tanto pode proporcionar um óptimo dia de praia, como uma camada de humidade que nem de cobertor se está bem na praia.:D

Quanto à temperatura máxima mesmo junto ao mar, não me espanta que, com as condições actuais de grande influência marítima (algo pouco habitual por tantas semanas:(), ela fique uns graus abaixo dos 20º.