Mini-tornado destrói telhados de 20 casas em Gaia
13h20m
Carla Sofia Luz
Um mini-tornado destruiu telhados, caleiras e antenas de cerca de 20 moradias na zona de Monte da Luz, na freguesia de Canidelo, em Gaia. Não há memória de um fenómeno igual naquele local, que deixou os moradores sobressaltados.
O amanhecer dos habitantes do Monte da Luz e da Rua dos Navegantes foi de susto. O relógio apontava para as 8.40 horas quando os moradores começaram a ouvir um ruído forte, semelhante ao de um motor de um avião, que levantou dezenas de telhas em barro. Telhas de três quilos voavam pelo ar como se fossem cartas, contaram testemunhas ao JN, e atingiram automóveis estacionados nas ruas íngremes. Pelo menos, três viaturas sofreram danos.
As ruas estavam praticamente desertas. A maioria dos moradores estava ainda no interior das habitações a preparar-se para mais um dia de trabalho. “Eu nunca vi nada como isto na minha vida. Estava a sair de casa e o vento forte empurrou-me. Caí no hall de entrada e bati com a cabeça. Até fechou a porta da casa. Ainda estou assustada”, recorda Emília Gabina. Outra vizinha também contou que se cortou numa mão quando pegava num pedaço de telha caído no paralelo. Mas ninguém necessitou de tratamento hospitalar.
Logo após a passagem do mini-tornado, as ruas ficaram repletas de bocados de telhas e de caleiras das moradias. O alerta chegou, a partir das 9.13 horas, pela voz dos populares ao quartel dos Sapadores de Gaia. “Há, sobretudo, danos nos telhados. Parte das coberturas ficaram destruídas, mas o vento não terá danificado a estrutura. Estamos a colaborar com os moradores”, explicou, ao JN, o chefe Manuel Pinto, dos Sapadores de Gaia. Os bombeiros mobilizaram 10 homens e três viaturas para o local que ajudaram as famílias a colocar novas telhas e plásticos para evitar que a chuva entre nas habitações e cause maiores prejuízos.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pai...va de Gaia&Option=Interior&content_id=1458479