Tipo isso?
In comparison, much of eastern Scotland receives less than 870 mm (34.3 in) annually; lying in the rain shadow of the western uplands.[1] This effect is most pronounced along the coasts of Lothian, Fife, Angus and eastern Aberdeenshire, as well as around the city of Inverness. Inchkeith in the Firth of Forth receives only 550 mm (21.7 in) of precipitation each year, which is similar to Rabat in Morocco, and less than Sydney or Barcelona receive per year.
Uma Irlandesa casada com um professor da UMinho compraram uma quinta semi abandonada na vertente da Serra aqui na minha freguesia. Diz ela que nunca imaginou que esta região pudesse vir a ser tão chuvosa e com eventos torrenciais tão frequentes.
Mas é claro que em termos de tempestades, a proximidade das depressões no Atlântico Norte possam ser impressionantes e surgirem com uma regularidade que Portugal não conhece.
E de facto, hoje, chuva e vento forte, mas nada do outro mundo. Já vi pior não vai há muito tempo.
Eu acho que ele não estava a falar exactamente de chuva, propriamente pois que eu saiba não tem maior média de precipitação do que o litoral norte, mas o tempo é sempre de chuva, nevoeiro, frio e sobretudo muito vento por as depressões sempre mais cavadas do que aqui ....
E este Inverno por lá deve estar a ser monstruoso por lá ...