Manhã solarenga mas ventosa e fria. Durante o dia o vento foi inexistente e tivemos um dia de primavera. O carro estacionado ao sol chegou aos 21 graus.
Tenho feito algumas experiências com medição de temperaturas em pontos ensolarados, mas com o termómetro à sombra, e mesmo com o termómetro ao sol. Nestes casos obtenho cerca de 17C à sombra, mas já ultrapassei os 30C ao sol, e isso nestes dias da entrada fria.
A casa, no entanto, não beneficia nada disso e não aquece nada mesmo, e sem aquecedor já caiu da marca dos 13C. Curiosamente, e apesar das tardes já estarem ligeiramente mais quentes, a cada dia arrefece mais e mais, e tenho mesmo de colocar o cilindro a temperaturas cada vez maiores. Será falta de humidade que segure o calor?
Os dadós de S. Gens são extraordinários, para variar, e hoje a estação reportou, pelas 16:00, 18,1C, que nem sequer deve ser a máxima do dia. O isep, no entantou, reporta 15,9C às 15:32 como máxima dia, enquanto que a estação da CMP na Constituição assinala a máxima de 16C.
Ou eu perdi a capacidade de sentir calor ou a estação de S. Gens anda um nada inflacionada.
A borracha das janelas andam em mal estado, mas no quarto há dois pares de vidros, intercalados pela persiana, e é o local mais frio da casa. Eu acho estranho porque ainda no primeiro dia da entrada a casa andava nos 16C e a subir, e agora gelou tudo!
Terá sido feita alguma alteração em S.Gens? Se antes eu fazia notar que os acumulados de precipitação estavam sempre abaixo das outras estações da área do Porto, desde Janeiro a situação ficou normalizada e deixei de encontrar discrepâncias notáveis.