Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2011

Ora boa noite a todos,

Cá estamos regressado das Beiras, lá os dias foram de algum frio e de geada nocturna, excepto esta noite em que vento muito forte fazia temer e bem todas as árvores que rodeavam a zona...e a mínima baixou até aos 1,6ºC....
Por aqui já vi que com a ausência de precipitação tem andado tudo adormecido...
Sigo com a temperatura em queda acentuada, actuais 8,9ºC e 40% de humidade relativa...

Boa noite

Dia de luz intensa mas de sensação de frio constante - excepto nos lugares ao sol completamente resguardados do vento.
O vento tem soprado moderado, por vezes forte. Nota-se um aumento da intensidade do mesmo agora que caiu a noite.

Os meus dados de leitura de vento não são 100% fiáveis, pois o poste oscila muito e a localização do anemómetro é um pouco baixa já que está preso a um esteio da ramada - há uma casa bem perto dele (ou ele é que está bem próximo de uma casa vizinha...:D).

Tmín: 4,4ºC (06.56h)
Tmáx: 13,0ºC

Tactual: 7,3ºC
Sensação térmica: 5ºC
Hr: 32%
Ponto condensação (orvalho): -8 ºC
Pressão: 1021 hPa
Vento médio actual: 20,5 km\h de NE
Rajada máxima: 40,3 km\h (19.12h)

Esta noite é com interesse que vou seguindo com as mínimas, embora o nosso litoral não seja propício a temperaturas negativas, veremos onde chegamos hoje..
Para já no Continente são as Penhas Douradas que vencem: às 20h com -3,7ºC!:cold:

Aqui no nosso litoral cá estão também as capitais do frio:
Lamas de Mouro 2,5ºC (às 19h)
Castro Laboreiro 3,2ºC (actuais)
Ovar 4,2ºC (actuais)
Melgaço 5,6ºC (actuais)
Aveiro 6,1ºC (20h10)

Boa noite

Isto vai quente até ao momento. O vento ainda traz algum do calor acumulado durante o dia. Parece-me que irá arrefecer mais a meio da madrugada mas não sei se o suficiente para os negativos, pelo menos enquanto o vento não acalmar.
A lua brilha num céu límpido como só estas noites ventosas propiciam - são as que nos dão a melhor visibilidade:thumbsup:

Tactual: 6,4ºC
Hr: 31% (muito seco!)
Sensação térmica (windchill): 3ºC
Ponto condensação: -9ºC
Pressão: 1021 hPa
Vento médio actual: 18,0 km\h

E vai baixando timidamente a temperatura, actuais 8,8ºC...não creio que se atinjam as temperatura previstas no meteograma do GFS...as do IM parecem-me mais credíveis, mesmo assim talvez a real vá ficar acima...1,6ºC no GFS e 3ºC no IM....hummm:huh:

As Penhas Douradas continuam a recolher o frio todo, parece-me que ao contrário do esperado a inversão térmica não quer aparecer, como tal um dos topos da Serra da Estrela estava às 21h com -4,1ºC! A minha teoria é que o vento forte misturou as camadas de ar...a massa fria que estava junto à superfície após o anoitecer que se formou com arrefecimento rápido misturou-se rapidamente com as massas mais acima...e ao contrário do que era esperado, em altitude estamos a ter temperaturas bem negativas....

As Penhas Douradas continuam a recolher o frio todo, parece-me que ao contrário do esperado a inversão térmica não quer aparecer, como tal um dos topos da Serra da Estrela estava às 21h com -4,1ºC! A minha teoria é que o vento forte misturou as camadas de ar...a massa fria que estava junto à superfície após o anoitecer que se formou com arrefecimento rápido misturou-se rapidamente com as massas mais acima...e ao contrário do que era esperado, em altitude estamos a ter temperaturas bem negativas....

Boa noite

Parece-me que a explicação natural é que temos mesmo o ar mais frio em altitude, como o atestam as cartas aos 850 hPa; como o vento tem sido forte e constante este ar frio em altitude não desce até às camadas mais baixas da atmosfera.
Se tivéssemos uma atmosfera tranquila, sem vento, com céu limpo, este ar frio tinha todas as condições para nos dar fortes inversões térmicas...o ar frio é mais pesado que o ar mais quente à superfície e naturalmente ele tende a ocupar as zonas mais propícias como os vales nas noites sem vento.
Corrijam-me se esta linha de pensamento está errada:thumbsup:

Boas noites, :cold:

por aqui uma noite muito desagradável em termos de frio muito por culpa do vento que sopra com rajadas frequentes de 45/55 Km/h de E ( máximo 61 Km/h de NE às 22:58 h)

Actual

temp: 6.8 ºc ( máximo 10.8ºc às 14:41 h)

Vento ENE : 30 Km/h ( máximo nos últimos 5 minutos 49 Km/h de ENE )

Humidade ( muito baixa ) 24%

Pressão: 1022.8 hpa

A temperatura actual até nem está nada de mais... mas com esta ventania parece muito mais frio... é mais desconfortante que 1 ou 2 graus sem vento.......:cold::cold: contudo é esta mesma ventania que impede um arrefecimento mais rápido...