Se me perguntarem qual é a estação com os dados mais fiáveis do Porto, eu digo isep. E com o melhor site também
Já agora as minhas gŕosseiras medições foram realizadas na janela de um terceiro andar (quarto a contar com o rés-do-chão e quinto se contarmos a garagem). Não deve estar muito diferente da estação do isep em termos de altura em relação ao solo, acho eu.
So uma questão: quando escreves que é o ponto mais alto da Peneda , é tambem conhecido como Serra do Soajo certo? É na Pedrada?
Sim, concordo, mas eu não disse que estávamos na primavera, mas sim que a gatinha já está a trocar de pelo como teoricamente ocorre na primavera, mas na prática acontece em fevereiro. Os celtas e outros povos comemoravam os primeiros sinais da primavera a mais ou menos no dia 2 de Fevereiro, aliás, numa festividade chamada Imbolc. Isso é diferente de Ostara, o equinócio da primavera. A ideia é que pode vir ainda o frio que for, mas a primavera já está a dar sinais. Estou a seguir bastante os modelos, por falar nisso, mas já sabemos que devemos por alguma pitada de sal, especialmente a mais de 240 horas...
Não quis estipular uma precisão inferior a 1C com a minha grosseira experiência, mas fiquei assombrada com a similaridade com o isep e os quase 2C de S. Gens! Claro, não havia sol a bater no meu lado do prédio a esta hora, tenho as janelas viradas a nascente
Os raios ultravioleta já estão a aumentar, metade do território português já está com raios ultravioleta 3 e a outra metade ainda continua com raios ultravioleta 2.
A Primavera está a aproximar-se
Para mim sempre foi considerado o ponto mais alto da Serra da Peneda, embora, como disse o Aristocrata, e bem, existem algumas dúvidas quanto à denominação. Se reparares no mapa que o Aristocrata dá como exemplo, nem sequer vem mencionada a Serra do Soajo, como também aquela serra de Lamas de Mouro, que nem existe e faz parte da extensa Serra da Peneda.Fotos fantásticas Lince! És um sortudo por viver aí...em minha opinião claro
So uma questão: quando escreves que é o ponto mail alto da Peneda , é tambem conhecido como Serra do Soajo certo? É na Pedrada?
Se a foto foi tirada de Braga nunca poderá ser a alto da Pedrada nem o Outeiro Maior, quanto ao alto da Derrilheira não te posso dizer, pois não conheço a sua localização.Tentei fotografar com o telemóvel e os binóculos e sempre deu para ver um bocado mais perto. Está a uma distância de quase 43,5km.
Senão me engano na seta a verde está a Pedrada na Serra do Soajo, na seta amarela está o Outeiro Maior e na seta vermelha está o Alto da Derrilheira, corrijam-me se estiver errado:
Se a foto foi tirada de Braga nunca poderá ser a alto da Pedrada nem o Outeiro Maior, quanto ao alto da Derrilheira não te posso dizer, pois não conheço a sua localização.