Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016

DSCN1211.jpg


Alto do Espinheiro / Serra de Arga ( 825metros ) Ainda a zero! foto tirada agora mesmo desde a minha casa em Ponte de Lima. Logo Postarei fotos desde Castro Laboreiro(1000m) onde ainda neva com acumulação


A Serra d' Arga, apesar da exclente altitude, tem a desvantagem ( em relação à acumulação de neve), nestas entradas de NO, de ficar demasiado exposta à elevada humidade.

Em contrapartida, em relação à precipitacao, é exclente, pois penso que tem valores de precipitação anual na ordem dos 2000/ 2500 mm, dos mais elevados do Minho.
 
Chove muito agora, depois de uma escuridão intensa. Pensei que ia cair mais daquilo, assim eu tentava discernir o que fosse, mas até agora nada. No entanto reparei que as supostas manchas de tinta branca nos telhados vizinhos, que eu tinha observado há alguns minutos atrás, entretanto desapareceram, então deve ter sido saraiva/sleet/whatever. Estas classificações são muito confusas.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Hoje também é um bom dia para ver como aqui no Minho, a sempre elevada HR impede a queda de neve a altitudes mais baixas com mais frequência.

Estão temperaturas baixas , mas a queda de neve com acumulação deve estar apenas acima dos 900 metros. E já tem entrado frentes frias com temperaturas de 1/2/3 graus e mesmo assim a cota não desce muito.
 
A Serra d' Arga, apesar da exclente altitude, tem a desvantagem ( em relação à acumulação de neve), nestas entradas de NO, de ficar demasiado exposta à elevada humidade.

Em contrapartida, em relação à precipitacao, é exclente, pois penso que tem valores de precipitação anual na ordem dos 2000/ 2500 mm, dos mais elevados do Minho.

Exactamente! as expectativas para essa serra não são muitas normalmente, mas não era a primeira vez que apanhava uma surpresa por essas bandas :)
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves
Aqui é só chuva mesmo. O que estou a achar muita piada foi a acumulação de tanta matéria totalmente branca nos telhados, eu julguei mesmo que fosse tinta, e agora, com esta chuva intensa, já saiu tudo. Nunca vi nada assim tão branco, em termos de saraiva.
 
Manto de neve cobre freguesias de Melgaço

Um manto com cerca dez centímetros de neve cobre as freguesias de Lamas de Mouro e Castro Laboreiro, em Melgaço, após o primeiro nevão deste inverno, disse fonte da Proteção Civil municipal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, adiantou que "a neve começou a cair cerca das 8.10 horas, em Castro Laboreiro e já chegou a Lamas de Mouro".

"Está a nevar com bastante intensidade", afirmou o autarca.

Contactado pela Lusa, o responsável pelo serviço municipal de proteção civil, Luís Matos, referiu que a situação "mais complicada se verifica em Castro Laboreiro".

No local, a coordenar as operações de limpeza, Luís Matos adiantou que naquela freguesia, "situada a mil metros de altitude, o manto de neve chega a ter seis centímetros de altura", sendo que "a circulação automóvel não está cortada, mas condicionada a veículos com tração total".

"Os veículos de transporte coletivo não podem circular de todo. Está a nevar com intensidade, e a situação tende a agravar-se", explicou o responsável.

Adiantou que "os meios estão no terreno, andam num vai e vem para manter as vias, minimamente, circuláveis".

"Temos um trator limpa neve, e outro com sal para garantir os acessos até Castro Laboreiro", disse.