Seguimento Litoral Norte - Julho 2009

Chove neste momento de forma fraca mas puxada a vento de SW..

Dados actuais:

Vento: 38km/h de SW ( rajada máxima até ao momento e que deverá ficar por aqui: 73.2km/h às 13:13h direcção SSW)

Máximo nos últimos 5 minutos:47 km/h de SSW.

Temperatura:19.6 ºc

Humidade: 95 %

Pressão:1008.6 hpa

Precipitação acumulada desde as 00 horas: 5.3 mm.

O mais surpreendente do dia de hoje está a ser de facto o vento forte cuja intensidade e rajadas fazem "inveja" a muitos dias de Inverno!

22_07_2009_15h18.jpg

CopyRight @ Underground

Não sou exactamente perito no assunto, mas creio que os valores de precipitação em Braga também se podem relacionar com causas relativas ao relevo (orográficas).
Estas nuvens chegam do mar a baixa altitude, a rodar os 130 metros, ao avançar para o interior, aproveitando o vale do rio Cávado, é precisamente nesta região que o terreno alcança valores de altura acima de 100 metros. Quem vê as nuvens a vir pelo Cávado acima, vê que ao aproximar-se de Braga, na zona de Merelim, as nuvens começam a arrastar-se pelo chão, como nevoeiro.
Também é preciso considerar que a cidade, mesmo não ultrapassando os 150 metros de altura, está rodeada para o interior por uma cintura de montes que fazem o primeiro contacto com o sistema Peneda-Gerês, e que rondam os 400 a 500 metros de altura (Bom-Jesus, Sameiro, Cabreira, etc.); estes montes retêm as nuvens de chuva, e obrigam-nas a subir, forçando-as a arrefecer e a largar parte da carga de humidade.
Não é uma explicação com uma linguagem muito científica, mas acho que faz sentido, pelo menos para mim.

Se a chuva estava mais mm menos mm, dentro das previsões, este vento
está mesmo a surpreender . P.Rubras já registou 70 Km/h.
Quem diria ontem por esta hora que o vento iria soprar tantas horas tão forte?
São estas surpresas que atraem e que alimentam-nos este espírito saudavelmente meteorológico
Volta a chover moderadamente...

Chove bem agora, puxada a vento!

às 16:05 h registei rajada de 60.1 km /h de SW

Actual: 35 km/h de Sul.Máximo nos últimos 5 minutos: 50.2 km/h de Sul ( tem sido uma quase constante ao longo do dia ,picos de rajadas acima dos 50 km/h/55 km/h)

Já levo 6.5 mm de chuva desde as 00 horas.

Temp: 19.1ºc

Pressão: 1008.2 hpa

Humidade: 97%

O IM colocou em alerta laranja os distritos de Viana do Castelo e Braga devido à previsão de "Valores elevados de precipitação acumulada". :shocking:

Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real também estão em alerta devido ao mesmo perigo, mas com a única diferença que o alerta é apenas amarelo.

Nunca tinha visto alertas deste tipo. :huh: :confused:

Nunca tinha visto alertas deste tipo. :huh: :confused:

Provavelmente não tens é reparado pois tem aparecido ao longo dos anos. A precipitação elevada é comum nesta faixa litoral, embora nestes últimos anos prime por ser de rara aparição. Agora um alerta destes em Julho é que é incomum e extremamente raro - e aí dou-te razão!:thumbsup:

Já acumulei desde as 10h da matina mais 16,5 mm de precipitação o que perfaz um total de 20,5 mm desde as 00h. Talvez ainda mais haja para acumular, mas estou um bocadinho céptico a que caia com tanta abundãncia como até agora. talvez mais um ou outro aguaceiro forte nos traga mais uns bons milímetros mas...aguardemos. Os modelos ECMWF e o ALADIN pouca precipitação nos dão a partir de agora.

A quantidade de precipitação caída na zona do Minho só dá razão ao que tinha previsto; nesta fase do ano as depressões estão sempre um pouco mais subidas do que durante o inverno - e até mesmo nestes últimos invernos essa situação tem acontecido, razão pela qual não tenho recolhido as quantidades de precipitação semelhantes aos dos nossos colegas mais a norte da zona onde estou.
Encontro-me num pequeno planalto, com elevações laterais, tudo numa orientação sudoeste-nordeste, muito propícia ao efeito orográfico das chuvas. Mas nestes últimos anos, com a subida das depressões esta situação esbate-se em parte. Pode ser que as previsões de um Outono\Inverno húmidos se concretize...:p

A Tmáx até agora foi de 20,0ºC; a temp. actual é de 19,0ºC. O vento acalmou um pouco, soprando agora moderado.

Melgaço... dilúvio de verão...

Até agora a minha estação registou 55 mm e ainda não parou. Acabou agora mesmo de escurecer e começou novamente a chover com intensidade moderada.

Nota-se nas imagens de satélite as células mais carregadas a passar na zona mais a norte do Minho.
Por aqui tenho chuva moderada neste momento mas penso que será de curta duração - a não ser que o satélite "engane":cool:

A ventania continua! Acompanhada de chuva fraca.

Dados actuais:

Vento; 40 km/h de SW , (máximo nos últimos 5 minutos 70.3 km/h de SSW :shocking: , é o segundo máximo do dia)

Temperatura: 18.9ºc

Humidade: 97 %

Pressão 1006 hpa ( a descer)

No jardim do Marquês é só ramos de árvores( alguns de dimensão considerável) pelo chão....:eek:

7.5 mm de chuva acumulada até ao momento.