Seguimento Litoral Norte - Junho 2009

Tem a haver com o mês....

Olhe que não...Olhe que nada tem a ver com o mês.
Tem a ver isso sim com a direcção do vento.
Já por aqui foi dito bastas vezes que quando o Leste é consistente
de Espanha até à costa ocidental portuguesa , quando
o vento leste chega mesmo até ao mar, (como o caso de hoje)
dá-se o que pude constatar :
Quando cheguei à praia por volta das 12 horas o calor era igual ou até ligeiramente superior que em P.Rubras e mesmo a molhar os pés sentia-se
o vento quente de Leste que da Terra entrava mar dentro.
Se me diz que há meses em que há mais lestadas que outros,
também aí torço o nariz...
Lestadas há-as em todos os meses.

Depois de uma máxima de 34,1º com a rotação do vento para NW
(nem sequer pode ser considerada nortada uma vez que é uma ligeira brisa)
agora em P.Rubras 31.9.
Escusado será dizer que a praia estava "sufocantemente" espectacular...

Olhe que não...Olhe que nada tem a ver com o mês.

Desculpa voltar ao tema mas de facto o que assinalo é que as temperaturas mais altas dão-se de facto a partir de julho e não antes disso.
É comum verificar-se que nestes 2 meses de maio e junho em que usualmente se verificam temperaturas máximas altas no litoral, estas são semelhantes às do interior. Mas isto já não se verifica em Julho e Agosto em que normalmente há uma diferença (para mais altas) para esta zona interior.

Atinjo a máxima do dia a esta hora com 29ºC. O vento está de leste fraco.

Só um aparte: Amareleja às 15h apresentava 40,7ºC

Por aqui:

Temperatura: 31 ºc

Vento E : 10 Km/h

Humidade: 22 %

Pressão : 1016 hpa.

Este vento Leste está a fazer das suas....

Neste momento lavra grande incêndio florestal para os lados de Valongo:

valongo.jpg

mas que "coincidência"......:angry:começa o vento Leste e começam logo os incêndios.....:angry:

É uma tristeza....:disgust:

Daqui também vejo um incêndio. Deve ser o da Trofa e à outro em Penafiel.

Desculpa voltar ao tema mas de facto o que assinalo é que as temperaturas mais altas dão-se de facto a partir de julho e não antes disso.
É comum verificar-se que nestes 2 meses de maio e junho em que usualmente se verificam temperaturas máximas altas no litoral, estas são semelhantes às do interior. Mas isto já não se verifica em Julho e Agosto em que normalmente há uma diferença (para mais altas) para esta zona interior.

Atinjo a máxima do dia a esta hora com 29ºC. O vento está de leste fraco.

Só um aparte: Amareleja às 15h apresentava 40,7ºC

E eu volto a dizer que não tem nada a ver. Julho e Agosto também são os meses mais quentes no litoral, e se vier lestada nesses meses as temperaturas também serão bem mais elevadas que os 34ºC de hoje. É o vento.

Eu refiro-me aos termos de comparação. Num dia com 30ºC em Maio e Junho é normal temperaturas parecidas no interior. Num dia com 35ºC no litoral nos meses de Julho e Agosto é normal as temperaturas serem mais elevadas no interior. Achoque não estou a falar em termos desconhecidos. toda a gente sabe que no verão é mais quente o interior do que o litoral. E toda a gente sabe o que é a época de transição da Primavera - uns dias mais quentes no litoral, outros dias mais quentes no interior; mas a norma é ser mais quente no litoral estes 2 meses...

Eu refiro-me aos termos de comparação. Num dia com 30ºC em Maio e Junho é normal temperaturas parecidas no interior. Num dia com 35ºC no litoral nos meses de Julho e Agosto é normal as temperaturas serem mais elevadas no interior. Achoque não estou a falar em termos desconhecidos. toda a gente sabe que no verão é mais quente o interior do que o litoral. E toda a gente sabe o que é a época de transição da Primavera - uns dias mais quentes no litoral, outros dias mais quentes no interior; mas a norma é ser mais quente no litoral estes 2 meses...

E aqui também sobe a temperatura nesses 2 meses (Julho e Agosto). A diferença é que o interior não leva com a "nortada" nem brisas marítimas que impedem a temperatura de subir. Se porventura esses ventos marítimos deixassem de visitar a costa portuguesa, podes crer que o litoral a receber sempre ventos de leste registaria temperaturas superiores ao interior, até porque iria aquecendo cada vez mais até chegar à costa. O interior consegue ser mais quente que o litoral em Maio e Junho se tivermos vento de oeste todos os dias. Aliás vê-se bem, basta recuar alguns dias.

E aqui também sobe a temperatura nesses 2 meses (Julho e Agosto). A diferença é que o interior não leva com a "nortada" nem brisas marítimas que impedem a temperatura de subir. Se porventura esses ventos marítimos deixassem de visitar a costa portuguesa, podes crer que o litoral a receber sempre ventos de leste registaria temperaturas superiores ao interior, até porque iria aquecendo cada vez mais até chegar à costa. O interior consegue ser mais quente que o litoral em Maio e Junho se tivermos vento de oeste todos os dias. Aliás vê-se bem, basta recuar alguns dias.

Precisamente por esse efeito é que faço as afirmações que coloquei nos posts anteriores. O normal é fazer-se sentir o efeito marítimo nas temperaturas nos meses de julho e de Agosto. Evidentemente que não se faz sentir todos os dias mas em boa parte deles. E isso faz parte do clima que temos - não se pode considerar hipóteses como o facto de deixar de se sentir os ventos marítimos, pois eles são parte integrante da nossa meteorologia. É um facto e nada podemos fazer quanto a isso.
E relativamente a julho e Agosto: é normal as temperaturas mais elevadas se fazerem sentir ao final da manhã ou até ao início da tarde (antes das 14h), isto pelo facto de em grande parte dis dias até essa hora se fazer sentir menos os efeitos das "nortadas"; depois dessas alturas as temperaturas começam a baixar (por vezes rapidamente) enquanto no interior ainda há potencial para elas subirem mais um pouco.