Tem a haver com o mês....
leixões tá com 19º uma temperatura mais tipica de agosto , setembro e até outubro.a temperatura da água também está agradável para a zona e altura do ano
Olhe que não...Olhe que nada tem a ver com o mês.
Por aqui:
Temperatura: 31 ºc
Vento E : 10 Km/h
Humidade: 22 %
Pressão : 1016 hpa.
Este vento Leste está a fazer das suas....
Neste momento lavra grande incêndio florestal para os lados de Valongo:
mas que "coincidência"......começa o vento Leste e começam logo os incêndios.....
É uma tristeza....
Desculpa voltar ao tema mas de facto o que assinalo é que as temperaturas mais altas dão-se de facto a partir de julho e não antes disso.
É comum verificar-se que nestes 2 meses de maio e junho em que usualmente se verificam temperaturas máximas altas no litoral, estas são semelhantes às do interior. Mas isto já não se verifica em Julho e Agosto em que normalmente há uma diferença (para mais altas) para esta zona interior.
Atinjo a máxima do dia a esta hora com 29ºC. O vento está de leste fraco.
Só um aparte: Amareleja às 15h apresentava 40,7ºC
Eu refiro-me aos termos de comparação. Num dia com 30ºC em Maio e Junho é normal temperaturas parecidas no interior. Num dia com 35ºC no litoral nos meses de Julho e Agosto é normal as temperaturas serem mais elevadas no interior. Achoque não estou a falar em termos desconhecidos. toda a gente sabe que no verão é mais quente o interior do que o litoral. E toda a gente sabe o que é a época de transição da Primavera - uns dias mais quentes no litoral, outros dias mais quentes no interior; mas a norma é ser mais quente no litoral estes 2 meses...
E aqui também sobe a temperatura nesses 2 meses (Julho e Agosto). A diferença é que o interior não leva com a "nortada" nem brisas marítimas que impedem a temperatura de subir. Se porventura esses ventos marítimos deixassem de visitar a costa portuguesa, podes crer que o litoral a receber sempre ventos de leste registaria temperaturas superiores ao interior, até porque iria aquecendo cada vez mais até chegar à costa. O interior consegue ser mais quente que o litoral em Maio e Junho se tivermos vento de oeste todos os dias. Aliás vê-se bem, basta recuar alguns dias.