Seguimento Litoral Norte - Junho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bons registos!

E a foto é excelente, mostra bem como a expansão dessa torre afectou uma camada fina de Altostratus. Esta é a minha interpretação baseada em ver-se o azul na área dissipada dessa camada. No entanto, como observaste a cena numa visão mais alargada não tenho a certeza se poderá também haver um fenómeno de sombra projectada.
Obrigado! :)

Penso que seria a sombra, se reparares notam-se os raios do sol na forma da sombra.
Deixo mais duas fotos, a primeira dois minutos antes e a segunda, dez minutos depois da foto em cima.

DSC01587.jpg

DSC01600.jpg

Última edição:
Zero de acumulação em todas a estações do Norte e Interior Centro, e no entanto do outro lado da fronteira, mesmo bastante perto, nascem e desenvolvem-se brutais células:

42 horas de "Dina", desde as 01:40 de ontem 25 até hoje às 20:00 (utc).

Ver anexo 12781

Daqui ainda se viu um bocado da grande célula quando se começou a formar perto da fronteira, só que rapidamente se deixou de ver, pois o céu tapou com nuvens algo baixas.

Algumas fotos da webcam do aeródromo de Palmeira:

cam11_20240626-191812.webp

cam11_20240626-192412.webp

cam11_20240626-192712.webp

cam11_20240626-193012.webp

Última edição:
Bom dia,

Por aqui já caíram umas pingas grossas que duraram breves segundos.

Sigo com 17.5ºc, vento fraco e 88%HR.

As nuvens deslocam-se de E para O sensivelmente, acompanhando a circulação da depressão.
Nota-se no céu que existe instabilidade, veremos como evolui ao longo do dia :rain: :trovao:

Há pouco:

MvCpTpa.png

Bom dia,
Céu nublado por nuvens altas.
T-19.1°C, 81% HR.
Está se a preparar o festival

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Quando cheguei a casa do trabalho por volta das 2:00 o céu tinha algumas nuvens, mas nada fazia adivinhar que por volta das 5:20 ia chover e trovejar como aconteceu. Para acordar com um trovão ele teve ser mesmo forte :D pois normalmente não acordo com nada. Ainda deu uns 3/4 trovões fortes e caiu uma boa chuvada durante cerca 15min. Agora está sol e bem quente.

A temperatura subiu, e até já está algum calor bastante abafado com 26.1 ºc, vento fraco de E/SE, 66% HR.

Muito sol, céu praticamente limpo.

Última edição:
Na minha zona 28.3°C, 53% HR.
Céu ficou limpo.

Boa tarde,

31,4°C agora com 58% de HR. Ponto de orvalho nos 22,5°C a aumentar o desconforto. :calor:

Veremos como evoluirá o resto do dia, mas os modelos não estão muito interessantes para esta zona. Por exemplo os dois Arome, francês e espanhol, nas várias saídas melhoram e pioram.

Em baixo a saída mais recente do espanhol, na anterior não tinha nada.

IMG-20240627-WA0013.webp

Última edição:
Bom fim de tarde.

A depressão está agora a sul do Algarve, enviando bandas de nuvens\instabilidade do interior da península para o litoral, promovendo a formação de células na zona minhota e serras entre Montemuro-Freita.
Veremos se trazem chuva\trovoada.
O vento ora vai soprando fraco, ora moderado.

Imagem de há minutos, vista para Este (zona do topo branco):
6Grd23j.jpeg

Tem sido um dia quente e húmido, sensação térmica mais alta e bastante suor.

Tmín: 16,2ºC
Tmáx: 30,2ºC

Tactual: 26,3ºC
Hr: 53%

Estranha situação em que o Litoral Norte se encontra, as células dissipam-se sem progredir para Oeste e nesta altura não há mesmo actividade convectiva alguma. :intrigante:

Isto deve ser a preparação para amanhã.

Os avisos para hoje já foram retirados, pois também acabavam às 21:00 h ( pelo menos no distrito do Porto).

SQPS7v6.jpeg

Mas para amanhã mantêm-se o laranja e a começar bem cedo a partir das 09.00 h ( mas suspeito que também vão atualizar ou retirar ) veremos. :unsure:

U78tlvg.jpeg

Sigo com 18.4ºc, vento fraco e 88%HR.

Última edição:
Estranha situação em que o Litoral Norte se encontra, as células dissipam-se sem progredir para Oeste e nesta altura não há mesmo actividade convectiva alguma. :intrigante:

Isto deve ser a preparação para amanhã.

O litoral norte durante a madrugada de hoje dia 27 teve trovoada, até trovojou em Espinho.

Boa noite,
Litoral Norte com vento fraco e quente
Relâmpagos a sul.
T- 23°C, 67% HR