Brigantia
Cumulonimbus
Que dia tropical por Braga !
Abafado, com chuvadas fortes e curtas, alguns trovões, e zonas molhadas alternando rapidamente com zonas a correr água por todo o lado. Assim aconteceu pelas 17h00, quando em pleno centro da cidade chovia a cântaros, e em São Vítor (freguesia limítrofe do centro) estava tudo seco.
Depois pelas 18h00 chuvada torrencial em Gualtar, mas que não me pareceu ter atingido o centro da cidade !
Agora à noite, notória a mudança de padrão para os próximos dias, com o vento a aumentar de intensidade, proveniente do quadrante norte.
Mas para o próximo fim-de-semana, parece que a festa vai voltar, com duas bolsas de ar frio em altitude a aproximarem-se do continente, uma proveniente do leste da península e outra dos Açores.
Uma Primavera sem dúvida para mais tarde recordar !
O pior cenário ocorreu sábado à tarde. Ainda não vi aqui qualquer referência ao que se passou na encosta do Bom Jesus na freguesia de Este S. Pedro. Brutal acumulação de granizo. 4/5 horas depois ainda havia gelo nos quintais... e derrepente tudo o que havia nos quintais, mas mesmo tudo, foi à vida.
Eu nessa altura estava na zona do continente onde, como aqui já foi dito, choveu muito, mas ali ao lado muita gente viu-se perante uma situação dramática. Segundo os habitantes locais há muitos anos que algo assim não acontecia. Pelo que sei a zona do Santuário também escapou, o pior foi mesmo em Este S. Pedro.