Seguimento Litoral Norte - Março 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Extremos de hoje

mínima: 11.0 ºc

máxima: 12.7 ºc

Precipitação acumulada até ao momento: 47.8 mm

Actual

temp: 12.1 ºc

Vento SW: 18 Km/h

Pressão: 1001.3 hpa

Humidade: 98%

Vai chovendo, por vezes moderado.:rain:

O valor da precipitação já ultrapassou o de ontem, vai nos 69,5 mm e ainda faltam 2,5 horas para a meia-noite e não pára de cair chuva com intensidade.
Faz lembrar os Invernos de antigamente, só que já estamos na Primavera e uns dias de Sol vinham a calhar.

Boa tarde Caro Amigo,

É verdade nestes grandes dias de chuva a EMA Braga Merelim de tanto faturar acaba por fazer um pequeno break. :p

Vamos por exemplo comparar a acumulação da EMA de Braga no dia de ontem e hoje no mesmo range horário (01H-13H) ou seja 12 Horas de precipitação:

Dia 25/03: 36.6 mm (01-13H)
Dia 26/03: 43.3 mm (01-13H)

Como ainda choveu alguma coisa ontem à tarde/noite e como o dia de hoje ainda não terminou, podemos concluir que foi sem dúvida uma excelente rega que permitiu ao Baixo Minho ficar no mínimo na média mensal e o mês só termina no dia 31 (Páscoa), até lá ainda vamos levar com mais alguma coisita. :rain: :thumbsup:

Cmps.

Na EMA Braga tivemos hoje (3ªFeira 26/03) o seguinte:

43.3 mm (01-13H)
13.6 mm (14-20H)

Total (01H-20H) 19 Horas de precipitação Non Stop: 56.9mm :rain:

Acumulações de Estações Bracarenses Amadoras registadas esta 3ªFeira (26/03/2013) até ao momento:

IUEBRAGA1 (Quinta da Capela-Braga/Sul): 94.2 mm :surprise:
IBRAGABR2 (Escola Sec. D. Maria II): 71.4 mm :thumbsup:

A estação do nosso amigo Aristocrata também com valores generosos:

IPORTOPA2 (Paços De Ferreira): 80 mm :thumbsup:

Sem dúvida 2 dias bastante chuvosos não só no Minho como também no Douro Litoral.

Acumulação para o mês de Março 2013 da estação Amadora (IUEBRAGA1 - Quinta da Capela-Braga/Sul)

Até ao momento: na ordem dos 360 mm

OBS: Pessoalmente acho o total de precipitação algo inflacionado mesmo tendo em conta as boas características da estação, a localização da mesma "entre o picoto e a encosta do Sameiro" e sabendo que é ativa e participa na MeteoGlobal "Cooperação Voluntária".

Não sei se o proprietário dessa estação é um dos membros e seguidor deste tópico mas estou curioso em saber se o pluviômetro está a funcionar dentro dos parâmetros normais ou se existe algo errado nos outputs enviados do mesmo para a sua estação física. Algum colega que possa dar algum palpite ou feedback p.favor?

Obrigado.

Cmps.

...
A estação do nosso amigo Aristocrata também com valores generosos:

IPORTOPA2 (Paços De Ferreira): 80 mm

Sem dúvida 2 dias bastante chuvosos não só no Minho como também no Douro Litoral.

O Minho e o Douro Litoral tem destas coisas ELJICUATRO;)
Tive 22,1mm no domingo, ontem 83,3 mm e hoje estou com 80 mm acumulados.
São valores muito interessantes, nomeadamente para o final de Março.
Mas em relação ao total mensal estou muito longe do valor obtido em dezembro de 2009: 580 mm. Faltam mais de 200mm para atingir esse valor...Já não vou a tempo!:D

O Minho e o Douro Litoral tem destas coisas ELJICUATRO;)
Tive 22,1mm no domingo, ontem 83,3 mm e hoje estou com 80 mm acumulados.
São valores muito interessantes, nomeadamente para o final de Março.
Mas em relação ao total mensal estou muito longe do valor obtido em dezembro de 2009: 580 mm. Faltam mais de 200mm para atingir esse valor...Já não vou a tempo!:D

Exato mas não nos podemos queixar do Dezembro de 2012 onde tivemos apenas em 2 dias de chuva (13-14 DEZ 2012) 200mm na boa!!! Outras zonas tiveram até muito mais por exemplo no Alto Minho com valores brutais (>300 mm em 48 horas de precipitação).

Cmps.

Exato mas não nos podemos queixar do Dezembro de 2012 onde tivemos apenas em 2 dias de chuva (13-14 DEZ 2012) 200mm na boa!!! Outras zonas tiveram até muito mais por exemplo no Alto Minho com valores brutais (>300 mm em 48 horas de precipitação).

Cmps.

No dia 14 de dezembro o acumulado foi de 147 mm. Foi bestial...
A sorte na altura foi o facto dos terrenos terem capacidade de encaixe, não estavam saturados. Exactamente o contrário desta altura.
A situação acalmou e teremos alguma pausa na chuva forte até 5ª feira, quando deverá regressar acompanhada de vento mais forte.
Mas aguardemos para sabermos mais pormenores amanhã;)

Boa noite a todos e continuação de uma Santa Páscoa.

A estação mais próxima da minha casa (Quinta da Capela) regista uns valentíssimos 103mm!!!!

Foram 22 horas consecutivas de chuva moderada a forte.

Impressionante!

Sem_t_tulo.jpg

Boa noite.
Por aqui chove,chove, chove... :rain:
Já tinha saudades de uns dias de chuva valentes. :)

Uma situação para rir:

Um colega meu tem um negócio junto ao Rio Ave. Em Janeiro ficou com aquilo tudo alagado e teve os prejuízos que se podem imaginar.

Hoje à tarde, vendo o rio galgar a margem lentamente e sabendo que poderia cair mais chuva durante a noite, liga para a corporação dos bombeiros das Caldas das Taipas para saber se tinham informações sobre uma eventual abertura das comportas da barragem da Queimadela.

O que, consequentemente, implicaria que deveria retirar tudo de dentro do local.

Os bombeiros, mesmo tratando-se de uma corporação de uma vila com uma longuíssima tradição de cheias do tipo, dizem nada saber e que deveria ligar para a câmara municipal.

A câmara municipal, esta, diz que não é nada com eles e passam a chamada para a Polícia Municipal de Guimarães (!!!??). O agente que atende disse que não é nada com eles mas que iria passar a chamada ao chefe. O chefe, este, replica que esses assuntos não são da sua competência mas deu-lhe o número da protecção civil de Braga.

Os de Braga, depois de várias tentativas telefónicas (almoçam às duas da tarde), passaram chamadas de um lado para o outro até que o meu colega desistiu.

Tirou tudo na mesma não fosse o diabo tecê-las.

E assim anda o nosso país.