Estou surpreendido com a ventania. já tinha adormecido e acordei agora com o barulho do vento.
A "imagem" que me ocorre é do anticiclone a "saltar ao eixo" sobre a península e a esbarrar de encontro àquela depressão centrada no Mar Tirreno:
Imagino o vento que deve estar nos Alpes e costas de França e Itália, por exemplo.
Mas fico sempre admirado em certas situações, repara na imagem que coloquei que é dum modelo global, dá uma boa ideia da escala sinóptica, sabemos que fica "lestada", mas nem parece nada de especial.
Sim, e o Litoral Norte com esta "lestada" sofre mais pois ha algum efeito fohen...é como para o Algarve está a Nortada! De facto impressiona ouvir o vento nestas situações, e é desnecessario varrer o que quer que seja pois logo depois está tudo sujo
Excelentes, 5 estrelas.Fotos que tirei ontem
Night Clouds_4Mar15 by JoaoPaulo*, on Flickr
Lestada? É estranho, porque ontem à tarde eu já tinha sentido muito vento, e bem frio, mas foi perto da zona de rebentação das ondas... se aquilo não fosse uma experiência quase transcendental eu não teria aguentado estar ali, perto do mar (mas a uma distância segura!)
O vento também se fazia sentir um pouco pela baixa do Porto, mas nada que se comparasse com a situação à beira-mar. Quando aqui, na Senhora da Hora, o vento soprou forte de madrugada, eu nem fiquei surpreendida, e acho que nem foi nada comparado ao vento da praia ontem. Só não percebo como é lestada, então???
Interessante que a pouca distância , os ventos são de direções bastante diferentes.. Em francelos de tarde e ao final da tarde rodou para NO, também por estar mais perto da costa !
Aqui manteve-se sempre de leste, não tendo componente marítima.
As temperaturas também são diferentes , por aqui está a subir ligeiramente , conforme o aumento de velocidade do vento, enquanto que Francelos com vento de NNO/NO está a descer.
Fotos que tirei ontem