Névoa
Nimbostratus
Mas esse vento, virada para o poente, vinha pelas costas ou de norte/noroeste, pela direita? Nessa altura ainda o anticiclone mandava vento com componente norte preponderante, só à noite virou para Leste.
Sem dúvida, a brisa marítima que é mais típica do verão e se instalou a partir da tarde depois do fluxo de Leste amainar. Notável mesmo como em Francelos o vento a partir do meio da tarde soprava directo do mar para terra e depois foi rodando para sul/sudoeste, e "evitando" o quadrante leste saltou para norte até menos de uma hora antes do poente e a seguir para Noroeste mantendo-se então a partir daí entre o Norte e o Noroeste. Tudo efeitos locais, basta ver a relativamente fraca intensidade.
Belíssimos nocturnos ao luar!
O vento era tão forte e eu precisei fazer tanto esforço para aguentar-me que a ideia de tentar perceber de onde ele vinha, apesar de ter surgido, não durou mais que 1 segundo. Mas a pensar nisto agora, o vento não me empurrava contra as grades de protecção, antes parecia vir do norte ou NO. Mas esse vento fortíssimo sentia-se mais do lado do forte que está em Matosinhos, porque ao contornar o forte, e já do lado da Foz, deparei-me com dezenas e dezenas de senhores sentados nas rochas, ou em cadeiras que lá conseguiram assentar, com algumas mesas também encaixadas nas pedras, e este senhores estavam a jogar cartas, sem mostrarem grande incómodo com o vento ou com a violência das ondas próximas. Ventava menos daquele lado do forte, de facto, mas o zumbido ainda era mais alto que o Songs for a Blue Guitar que eu ouvia nos headphones.
Já na baixa portuense sentia-se apenas algum vento fresco. Somente de madrugada sentiu-se o vento forte já não tão perto do mar, julgo que então o vento terá rodado apenas naquela altura. Hoje parece ser uma noite como a de ontem, nota-se que já arrefeceu bastante e o vento voltou a uivar, mas talvez nem tanto como ontem.