Seguimento Litoral Norte - Novembro 2016

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bom dia,

mínima de 7.9 ºc.

Neste momento 10.6 ºc, céu com períodos de nublado.

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto ( Marquês), direcção NE/NNE, ao fundo o Gerês em todo o seu esplendor e imponência apresenta boa acumulação de neve :cold:

Há muita bruma e o sol não dava na Serra, mas dá para ter uma noção da acumulação da neve vista daqui do Porto a mais de 80 km em linha recta:

geress.jpg

Há momentos caiu um pequeno aguaceiro que nada acumulou.

Enquanto que aqui estava escuro, para o Gerês o sol incidiu por momentos na serra, tornando mais visível a cobertura de neve.

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto:

gerez2.jpg

Bom dia.

Enquanto que aqui estava escuro, para o Gerês o sol incidiu por momentos na serra, tornando mais visível a cobertura de neve.
gerez2.jpg
Epá Snifa,,,Que grande foto! Parabéns, mais uma fotografia excelente que captas. A essa distância é fenomenal o nível de pormenor que consegues. Mas que grande foto! :surprise:

Já hoje observei que ainda há relativamente bastante neve tanto no Marão como no Alvão, visto ao longe. O Montemuro estava com o sol demasiado baixo e incidente e não permitia ver a neve - que penso será superior às outras serras vizinhas, até pelo planalto extenso acima dos 1200 mts de altitude capaz de manter uma boa capa de neve durante mais tempo.

Hoje o dia começa então com sol, muito sol, em claro contraste com os últimos dias. E a previsão até bate certo com a realidade.
Ontem, pelo contrário, a realidade contrastou com a previsão de véspera. tempo nublado, fresco e chuva fraca pela manhã. Mas nada acumulou.
O vento está calmo neste momento.
O acumulado mensal de precipitação está exatamente nos 220 mm. Já atingido o normal para novembro, vamos ver o que nos traz o dezembro.
Enquanto não acaba o novembro aproveitemos este solzinho que temos. :)

Tmín: 1,9ºC

Tatual: 11,4ºC
Hr: 91%

Gerês?

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
é possivel,

gerez2.jpg

Por curiosidade que lente usas e corpo?

• Gosto
Reactions: joselamego
É natural que o Gerês seja avistado a grande distância. Os seus picos mais altos elevam - se até quase aos 1600 metros. É uma Serra imponente, até pelos seus incríveis precipícios, que fazem lembrar os Alpes.
E Constitui( com as serras minhotas adjacentes a NO e a Sul) um prolongamento da grande cordilheira do Norte da Península Ibérica que são os Montes Cantabricos.

é possivel,

Por curiosidade que lente usas e corpo?

Boas dopedagain.

Para estas fotos usei a minha " velhinha" Canon EOS 50 d com a objectica Canon EF-100-400 mm ( em APS-c dá um equivalente a 160–640mm )

Se usasse a mesma objectiva com a Canon EOS 6 d perdia algum alcance (embora ganhasse mais qualidade de imagem ) uma vez que neste formato full -frame a lente corresponde aos 100-400 mm especificados.

No Lightroom aumentei o contraste, diminuí ligeiramente a exposição, e selectivamente aumentei o clarity em 20 % sobre a serra, para que os detalhes se vissem ainda melhor, uma vez que havia bastante bruma e a distância é grande.

A foto ainda sofreu um crop ( moderado)

Última edição:
Boas dopedagain.

Para estas fotos usei a minha " velhinha" Canon EOS 50 d com a objectica Canon EF-100-400 mm ( em APS-c dá um equivalente a 160–640mm )

Se usasse a mesma objectiva com a Canon EOS 6 d perdia algum alcance (embora ganhasse mais qualidade de imagem ) uma vez que neste formato full -frame a lente corresponde aos 100-400 mm especificados.

No Lightroom aumentei o contraste, diminuí ligeiramente a exposição, e selectivamente aumentei o clarity em 20 % sobre a serra, para que os detalhes se vissem ainda melhor, uma vez que havia bastante bruma e a distância é grande.

A foto ainda sofreu um crop ( moderado)

Agora já compreendo como tiraste a foto eheh
Realmente o Porto não fica assim tão longe do Gerês e sem obstáculos pelo caminho é fácil observar as serras. Se de Alpalhão (Portalegre) se consegue ver a Estrela, já nada me admira.
Grande shot! :p

Se de Alpalhão (Portalegre) se consegue ver a Estrela, já nada me admira.

Off-Topic: E de Marvão ainda muito melhor ;)

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto

Excelente foto @Snifa. :thumbsup: Fiquei com saudades, quer da tua bela cidade, quer da nossa pérola da natureza que é o Parque Nacional da Peneda-Gerês :rolleyes:

Boa noite,

Dia de céu praticamente limpo, muito sol. Os extremos de temperatura foram 6,2ºC / 13,6ºC.

Neste momento estão 10,8ºC e 90% de humidade.

Deixo aqui umas fotos que tirei no Sábado, ao final da manhã. Ao fundo, o tão falado por aqui ( quase sempre pelas piores razões :rolleyes:) , Radar de Arouca :

O Planalto da Serra da Freita e o Parque Eólico :

Serra da Boneca em primeiro plano e ao fundo, na Serra de Montemuro a neve espreitava :cold:

gerez2.jpg

Foto espectacular ! :palmas: :uau:

Sabes dizer qual a zona do Gerês abrange a foto? E se algum pico tem antenas / retransmissores ?

gerez2.jpg

Grande foto Snifa. Consegues ver melhor o Gerês daí do Porto do que eu daqui de Braga.

Aqui como estou numa zona baixa e mais perto, as montanhas circundantes tapam mais de metade da vista para a serra. Na cidade já deve ser outra coisa.
Foto espectacular ! :palmas: :uau:

Sabes dizer qual a zona do Gerês abrange a foto? E se algum pico tem antenas / retransmissores ?

Boas Joaopaulo,

Parece-me claramente o maciço principal do parque (Serra do Gerês), zona pertencente a Vilar da Veiga/Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro. Consegue-se ver na foto alguns pontos de referência. Snifa espero que não te importes que pegue na tua foto. :D

94UaAsU.jpg

No verão costumo ir a uma casa perto de Vieira do Minho, que tem vista para estes cumes todos. Foto que tirei em 2015. Vista do jardim:

OhoHKTb.jpg

Rio Caldo, uma zona belíssima para visitar e claro, o rio Cávado sempre a permitir umas belas aventuras no Verão, seja de barco ou mota de água, gaivota...

Mas claro que o meu desejo era ir à casa no inverno ou naquelas tardes de trovoadas, mas como não é minha.

----------------------------------------------------

Entretanto por aqui sigo com uma noite fresca. As mínimas já andam bem baixas por aqui, no outro dia andou já nos valores negativos. A EMA às 21H marcava 7,5ºC. Céu limpo.

Última edição:
Grande foto Snifa. Consegues ver melhor o Gerês daí do Porto do que eu daqui de Braga.

Aqui como estou numa zona baixa e mais perto, as montanhas circundantes tapam mais de metade da vista para a serra. Na cidade já deve ser outra coisa.

Boas Joaopaulo,

Parece-me claramente o maciço principal do parque (Serra do Gerês), zona pertencente a Vilar da Veiga/Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro. Consegue-se ver na foto alguns pontos de referência. Snifa espero que não te importes que pegue na tua foto. :D

94UaAsU.jpg

No verão costumo ir a uma casa perto de Vieira do Minho, que tem vista para estes cumes todos. Foto que tirei em 2015. Vista do jardim:

OhoHKTb.jpg

Rio Caldo, uma zona belíssima para visitar e claro, o rio Cávado sempre a permitir umas belas aventuras no Verão, seja de barco ou mota de água, gaivota...

Mas claro que o meu desejo era ir à casa no inverno ou naquelas tardes de trovoadas, mas como não é minha.

----------------------------------------------------

Entretanto por aqui sigo com uma noite fresca. As mínimas já andam bem baixas por aqui, no outro dia andou já nos valores negativos. A EMA às 21H marcava 7,5ºC. Céu limpo.

Obrigado, pela orientação.:thumbsup:

Fiz esta questão porque tenho aqui umas fotos tiradas em Abril, daqui de Gaia, com vista para NNE / NE , que tenho uma grande serra com antenas no topo. Inicialmente pensei que fosse a Serra do Marão, mas depois de ver no Google Earth a orientação, tirei a hipótese que ser o Marão.

Algum desses cumes tem Antenas ?

A Serra que falo é a da direita :
31305040495_e784e35d87_h.jpg

Com um crop e contraste aumentado :
31305042165_f1d687aaa7_h.jpg

Última edição: