Seguimento Litoral Norte - Novembro 2022

A caminho dos 40 mm, a chuva regressou em força, a frente fria está aí a chegar :rain:

38.2 mm, vento assobia nas janelas.
Nevoeiro fechado, chuva de gota grossa. :rain:

A IPMA de Chafé (Viana do Castelo), com 21,6 mm até às15:00, ilustra bem a passagem da primeira frente quente, cerca das 8h:

dUSvMJO.jpg

No registo horário das 9h, está lá o único acumulado horário, em estações da rede oficial, superior a 10 mm (Barcelos (CIM): 10,4 mm), até às 15h.

Pedras Rubras acumulou até às 15:00, 24,7 mm (24,9 mm às 15:30):
cAaJE6p.jpg

Serra do Pilar tem uma variação horária mais irregular, 36,1 mm até às 15:00 (36,6 mm, 15:30). Mesmo assim não chegou aos 10 mm/hora.

RZH8lXB.jpg

Última edição:
A caminho dos 40 mm

Já está, 40 mm, chove com muita intensidade, com o nevoeiro a visibilidade ainda é pior, condições muito perigosas para a condução. :rain:

A estação WU Barragem da Caniçada tem o maior acumulado da RLN até ao momento: 69,3 mm. Não sei quão fiável tem sido este pluviómetro mas... Gerês :malandro:

Edição:
Há uma estação alguns quilómetros a sul da Feira, Mosteiró, que marca 77,7 mm. Apesar de outras estações na área terem valores entre os 50 e os 60 mm, esta põe algumas dúvidas. Mas esta área até Aveiro parece ser a que está a levar a maior carga.

KHeJ2i8.jpg

Inundações prováveis!

Última edição:
Boa tarde,

Que dia este, chove sem parar desde madrugada, sempre moderada a forte. Não posso deixar de vir aqui reportar um dos maiores acumulados dos últimos anos, e não vai ficar por aqui :rain:

A estação WU Barragem da Caniçada tem o maior acumulado da RLN até ao momento: 69,3 mm. Não sei quão fiável tem sido este pluviómetro mas... Gerês :malandro:

Isto hoje por aqui está pior que o gerês, e a 5km do mar :D Esta estação em Pedroso leva 70.4 mm acumulados e continua a somar, concordante com outra estação que leva 69.4mm. Acumulados a rondar os 60 a 70mm nas estações em redor, a este ritmo vai chegar aos 100mm :D

E chove, chove... 45.4 mm, a contar :rain:

Video de ontem de Marco Ferreira ( passou hoje na TVI no jornal da uma ) quando da forte chuva que caiu durante a manhã aqui no Porto, e pelos vistos já há relatos que hoje está a ficar igual naquela zona da marginal do Douro, perto da Ponte D Maria.

A água de várias zonas vai toda pela encosta abaixo e cai na marginal e daí para o Douro, quando chove muito isto acontece.

É um problema antigo e ninguém resolve, até que haja um acidente grave..... :rolleyes:

Última edição:
42 mm em Pessegueiro do Vouga.
Estou curioso como vai terminar o dia.
A zona de Sever do Vouga é um penico impressionante, por acaso tenho visitado a região e é espectacular,
água por todo o lado.
No final do mês volto à região, e Freita incluída deve estar tudo incrível

Efetivamente aqui na zona Aveiro Norte (Oliveira de Azeméis), chove sem parar desde, pelo menos, as 07h00. Já não me recordo de um dia assim, nos últimos anos. Pelas imagens de radar, parece que vai continuar, nas próximas horas.

Efetivamente aqui na zona Aveiro Norte (Oliveira de Azeméis), chove sem parar desde, pelo menos, as 07h00. Já não me recordo de um dia assim, nos últimos anos. Pelas imagens de radar, parece que vai continuar, nas próximas horas.

Pessegueiro do Vouga a colar nos 80 mm.
78 mm neste momento, e a somar,somar...

O feixe do radar de Arouca está ali meio afogado no meio desta massa de precipitação:

dHWdw93.jpg

Acumulados já são generalizados superiores a 50-60 mm. Há estações com mais de 80 mm.
Vai haver cheia do Vouga.
O Vouga está a chegar a Ribeiradio com um caudal de 126m3/s.
A barragem já está a turbinar. (Está a 71,5%).

E chove, chove... 45.4 mm, a contar :rain:

Video de ontem de Marco Ferreira ( passou hoje na TVI no jornal da uma ) quando da forte chuva que caiu durante a manhã aqui no Porto, e pelos vistos já há relatos que hoje está a ficar igual naquela zona da marginal do Douro, perto da Ponte D Maria.

A água de várias zonas vai toda pela encosta abaixo e cai na marginal e daí para o Douro, quando chove muito isto acontece.

É um problema antigo e ninguém resolve, até que haja um acidente grave..... :rolleyes:

uma cascata nas fontainhas. :D mais uma atração turística. :)