Seguimento Litoral Norte - Novembro 2022

136mm em Pessegueiro do Vouga!!
Tenho ideia de já ter registado 157mm num só dia aqui há uns anos, valor a que atribuí na altura grande grau de fiabilidade pois uma estação vizinha(Nespereira, Oliveira de Frades), também rondou os 150mm.

Hoje pode ultrapassar esse valor.
Desde os teus posts que comecei a seguir as estações da região. Há ali um micro-clima certamente. E para quem seguia os modelos nestes dias, havia alguns que metiam aquela região como a área de maior acumulado de todo o país, curioso.
Estive em finais de outubro e o rio Mau, na famosa cascata da Cabreia ia medonho. Não imagino agora...

Desde os teus posts que comecei a seguir as estações da região. Há ali um micro-clima certamente. E para quem seguia os modelos nestes dias, havia alguns que metiam aquela região como a área de maior acumulado de todo o país, curioso.
Estive em finais de outubro e o rio Mau, na famosa cascata da Cabreia ia medonho. Não imagino agora...
Sem dúvida, uma zona muito chuvosa, e que mantém o aspecto verde e até os mais pequenos cursos de água, mesmo no pico do Verão e em anos secos.
Por exemplo este Agosto no concelho de Oliveira de Frades, durante uma caminhada, fiquei supreendido com o caudal de um pequeno rio, afluente do Vouga.

Sem dúvida, uma zona muito chuvosa, e que mantém o aspecto verde e até os mais pequenos cursos de água, mesmo no pico do Verão e em anos secos.
Por exemplo este Agosto no concelho de Oliveira de Frades, durante uma caminhada, fiquei supreendido com o caudal de um pequeno rio, afluente do Vouga.
Espectacular.
Tenho agendado alguns PR , e um deles será as cascatas do Rio Gresso. Fica prometido que depois partilho os registos. Terminado offtopic.

Por aqui já não chove neste momento.

Um resumo da precipitação destes últimos tempos:

Merelim:
Hoje até às 21h
->
43,9mm
Este mês
->
189,6mm
No último mês (30 dias)
->
567,1mm
Outubro e Novembro -> 595,6mm
Desde Setembro -> 727mm

Braga:
Hoje até às 21h
->
58,8mm
Este mês
->
180,4mm
No último mês (30 dias)
->
604,1mm
Outubro e Novembro -> 641,8mm
Desde Setembro -> 867,6mm

Por aqui já não chove neste momento.

Um resumo da precipitação destes últimos tempos:

Merelim:
Hoje até às 21h
->
43,9mm
Este mês
->
189,6mm
No último mês (30 dias)
->
567,1mm
Outubro e Novembro -> 595,6mm
Desde Setembro -> 727mm

Braga:
Hoje até às 21h
->
58,8mm
Este mês
->
180,4mm
No último mês (30 dias)
->
604,1mm
Outubro e Novembro -> 641,8mm
Desde Setembro -> 867,6mm
Acumulados brutais :w00t:
Ninguém vai passar sede por aí tão depressa :D

Frente fria? Vem com pouca pujança, parece-me.

A torneira por aqui fechou, finalmente, aos 62,71 mm.
Novembro segue com 169,72 mm.
475,71 mm desde setembro.
Não tenho a certeza de ser a frente fria, talvez uma frente fria (pode haver mais do que uma). A temperatura não desceu ainda, nem noutros parâmetros há variação que indique a passagem. Falta alguma coisa. :)

No filme do radar, até parece que passou uma frente e nada mais vem atrás:

Última edição:
Boa noite.

Eia! :eek:
Mas que é isto?! Mas mas mas...Atão? Isto é assim?
Os episódios de chuva mais forte e intensa há uns tempos passavam acima desta região, no Baixo Minho. Agora passam abaixo do rio Douro?
Acham isto bem? Acham?!:angry:

Bolas!
Aqui só tive 86,4 mm de precipitação.
E ao redor tudo parecido:
JTx7QrN.jpeg

Na EMA de Paços de Ferreira o acumulado segue nos 78,0 mm (corrigidos).

Nada mau gente, nada mau. A persistência da chuva tem sido a nota dominante, sem excessos horários. Obviamente num ou noutro local há zonas alagadas, mas nada que uma limpeza prévia não pudesse ajudar a evitar.
Desde o início da manhã que se notava no satélite que a zona da faixa Espinho-Aveiro era a "beneficiada" pela maior abundância da precipitação. E assim foi...
Com isto tudo, tenho pena que mais precipitação não chegasse ao interior transmontano e beirão. Esperemos melhores dias...E para o sul também, mas era mais difícil sem uma depressão e uma dinâmica de forçamento de massas de ar que levasse a instabilidade lá para baixo.

Está bastante ameno, muito húmido (saturado) o ar.

Tactual: 16,0ºC
Hr: 96%

Acumulados de ontem, 16.
Uma pequena selecção, a sul do Douro, bacia do Vouga e litoral.

150,6 mm Pessegueiro do Vouga.
138,9 mm São João do Monte
101,2 mm Nespereira (Oliveira de Frades)
103,1 mm Paredes Velhas (Oliveira de Frades)
125,2 mm Albergaria-a-Velha
106,2 mm Ovar
135,4 mm Mosteiró
118,7 mm São João da Madeira
102,4 mm Maceda (Ovar)
105,3 mm Sanguedo
117,4 mm Seixezelo
114,1 mm Pedroso
99,3 mm Grijó
98,3 mm Grijó

A norte do Douro
122,7 mm Valongo