Seguimento Litoral Norte - Outubro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Digam-me uma coisa ... a chuva ou a frente já passou pela região Norte (...)

A imagem de satélite é um bocado confusa, mas dá ideia que já passou sim.

Confirmo, já se vê abertas a Oeste, a frente já passou e deixou por aqui 17.3 mm acumulados.Não só me parece que se está a deslocar bem mais depressa do que aquilo que os modelos indicam como também me parece menos activa do que os mesmos modelos indicavam...a partir de agora podem-se formar boas células no pós frontal que podem trazer aguaceiros fortes , granizo trovoadas e rajadas de vento. Vamos ver...

Até ao momento este evento rendeu 52,6 mm desde as 0 horas de ontem

Confirmo, já se vê abertas a Oeste, a frente já passou e deixou por aqui 17.3 mm acumulados.Não só me parece que se está a deslocar bem mais depressa do que aquilo que os modelos indicam como também me parece menos activa do que os mesmos modelos indicavam...a partir de agora podem-se formar boas células no pós frontal que podem trazer aguaceiros fortes , granizo trovoadas e rajadas de vento. Vamos ver...

Sim está-se a mover bem mais depressa e sobretudo com muito menos intensidade do que davam inicialmente ...
No litoral Norte e centro parece que pela média andar nos 15 mm, quando os modelos davam 30 mm, creio que nas proximas 2 horas deverá chover entre Cabo Carvoeiro e Setubal e depois entre Setubal e o Baixo Alentejo...
Por aqui entre 14h e as 16h talvez com precipitação na ordem dos 5 mm !!

Depois então parece que olhando ás temperaturas previstas e posição do AA que teremos então o nosso Verão de S. Martinho :D, isto até ao dia 11 Novembro que parece já existir muito poucas dúvidas analisando os dois modelos ECM e GFS !!

PS: Já agora de acordo com a ultima actualização do GFS mostra essa depressão avançando mais depressa claramente em relação ao seu "pico", e reduzindo em território portugues a precipitação para valores na ordem dos 20 mm que não seriam nada de especial não fosse o facto de esses valores com esta velocidade toda ocorrer num curto espaço de tempo sei lá .. um espaço de 1 hora ...

Começa a trovejar ao longe, até que enfim festa:trovao:

Agora sim, já se podem observar no satélite as formações procedentes de oeste/noroeste que poderão dar origem a aguaceiros pontualmente muito fortes, acompanhados de trovoada e granizo, nas regiões do norte e centro. Fazem todo o sentido os avisos do IM. Pena a falta de um radar meteorológico no norte ...

Situação tipicamente pós-frontal, de grande instabilidade:

IMEGEM DE SATÉLITE

O centro da depressão continua a cavar para valores na ordem dos 980 hPa e em aproximação do noroeste da Península Ibérica. Novas linhas de instabilidade deverão afectar o noroeste da Península e o vento poderá tornar-se muito forte.