Seguimento Litoral Norte - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite.

qBqWmOc.jpg

(Peço desculpa pela qualidade da imagem, mas foi o que se arranjou).
Tarde bem quente, cheia de "pó" :D:D

Está uma noite espectacular. 20.8ºC, de momento.

Vê-se ali un sundog tímido, quase um halo parece-me, mas realmente com a poeira nos níveis baixos o que é gerado pelas nuvens altas fica mascarado.

Boas,

Extremos de hoje

mínima: 14.9 ºc

máxima: 27.8 ºc

Neste momento 20.7 ºc e 87 % de humidade, vento fraco de NW.

Mais um dia quente céu com algumas nuvens altas e bastante poeira visível.

• Gosto
Reactions: StormRic
Boas

Dia mais fresco hoje, durante o final da tarde apareceram nuvens altas que cobriram o sol.

Sigo com 22.0ºC e 48% Hr

Bom arrefecimento na Senhora da Hora, 19,1C às 20:00 (UTC?) em S. Gens, contra os actuais (22:25) 21,2C do isep. E está mesmo fresquinho lá fora, é muito agradável mesmo que só ao fim do dia.

De resto, S. Gens acusou uma máxima de 31,3C, enquanto que o isep ficou-se pelos 28,7C.

• Gosto
O arrefecimento de ontem, apesar de prometer muito, ficou bem aquém dos 16C da noite anterior, com uns meros 17,4C registados em S. Gens. Isso a seguir os dados da estaçäo próxima, mas quando saí um bocadinho pelas 21:00 estava bem fresco, e quem não usava casaco estava de mangas compridas. A guiar-me pela sensibilidade, eu diria que estava por volta dos 17C, e isso no início da noite. Dormi mal hoje, mas não pelo calor e sim pelo frio, tive de ajeitar a ventoinha várias vezes e acabou por ficar no mínimo, e mesmo assim acordei a bater os dentes! Agora sinto que estou resfriada :/

Alguém sabe o que se passa no ipma? Não actualizam a previsäo há 24 horas (já se perdeu um run, espero melhor sorte a este run da manhã que já devia ter saído...)

edit. Actualizaram enquanto eu escrevia a mensagem :)

Última edição:
  • Gosto
Também por aqui o primeiro dia minimamente suportável desde Domingo. S. Gens tem como registo mais recente 27C às 12:00, presumivelmente UTC. Então isso são 13:00 até Domingo, e a essa hora estava na rua, onde verifiquei um céu bastante encoberto, e acredito que estivesse menos que 27C, talvez mais por volta dos 26C. S. Gens tem produzido máximas espantosas, com valores bem superiores ao Porto, mas talvez haja algum problema com aquela estação, ou então é a minha rua que terá uma maior influência de brisas marítimas de Leixöes. Mais tarde poderemos ver as máximas de hoje e compará-las.

• Gosto
Boas,

por aqui já não está tão quente e até temos alguma chuva a oeste sobre o mar, porém será difícil cair alguma coisa dada esta baixa humidade.

Essa precipitação é estranha. Realmente está no radar. Qual é o tipo de nuvens associado? Será possível arranjar uma foto :nicephoto:?

E no RainAlarm até parece aproximar-se de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.
Aliás parece que já houve um aguaceiro fraco ali perto de Ponte de Lima:
ixZC3Tk.jpg

Wz8xaTW.jpg

M3xEsTY.jpg

zMT3jO0.jpg

Desconfio que deve ser reflectividade em virga.

Última edição:
Essa precipitação é estranha. Realmente está no radar. Qual é o tipo de nuvens associado? Será possível arranjar uma foto :nicephoto:?

E no RainAlarm até parece aproximar-se de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.
Aliás parece que já houve um aguaceiro fraco ali perto de Ponte de Lima:

Desconfio que deve ser reflectividade em virga.

O modelo GFS dá aguaceiros fracos para o Litoral Norte por isso calculo que não seja reflectividade. lol

O modelo GFS dá aguaceiros fracos para o Litoral Norte por isso calculo que não seja reflectividade. lol

Pois, mas mesmo assim pode ser virga, só me convenço com uma observação directa.
O IPMA diz nada, fala só de "temporariamente muito nublado por nuvens altas". Ora nuvens altas só podem dar virga por isso é que eu estava a pedir a alguém que fizesse uma observação visual se possível.