O Rain Alarm já enviou mensagem de chuva a 22,4 km, com intensidade de 30% e área de 4%. A mensagem chegou às 17:51 mas só vi agora.
Deve estar a entrar pela Póvoa.
Se não tivermos confirmação directa ficamos sem saber. Era importante termos a certeza de que caíu mesmo chuva no solo, ou não, para aferirmos a precisão das previsões dos modelos e interpretar correctamente o que vemos nos radares. Porque pelas imagens de satélite não concluo coisa alguma, parecem-me cirrus, não vejo nuvens de convecção em desenvolvimento.
É verdade, algumas vezes o RA viu chuva em cima da minha cabeça mas não havia nada. Será que alguém da Póvoa pode confirmar? A célula entrou em dissipação, conforme que não deve ter chegado a Vila do Conde.
Pois, mas mesmo assim pode ser virga, só me convenço com uma observação directa.
O IPMA diz nada, fala só de "temporariamente muito nublado por nuvens altas". Ora nuvens altas só podem dar virga por isso é que eu estava a pedir a alguém que fizesse uma observação visual se possível.
Boa tarde.
Neste momento formam-se rápido umas Cbs mesmo na fronteira, ainda à pouco vim à janela e não havia nada.
Só consegui fotografar uma, pode ser que se formem mais perto um pouco para conseguir uma fotografia melhor.
16h19
16h24
16h31
16:40
Belas fotos, segundo o RainAlarm é na zona de Montalegre.