Seguimento Litoral Norte - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O Rain Alarm já enviou mensagem de chuva a 22,4 km, com intensidade de 30% e área de 4%. A mensagem chegou às 17:51 mas só vi agora.

Deve estar a entrar pela Póvoa.

Se não tivermos confirmação directa ficamos sem saber. Era importante termos a certeza de que caíu mesmo chuva no solo, ou não, para aferirmos a precisão das previsões dos modelos e interpretar correctamente o que vemos nos radares. Porque pelas imagens de satélite não concluo coisa alguma, parecem-me cirrus, não vejo nuvens de convecção em desenvolvimento.

Se não tivermos confirmação directa ficamos sem saber. Era importante termos a certeza de que caíu mesmo chuva no solo, ou não, para aferirmos a precisão das previsões dos modelos e interpretar correctamente o que vemos nos radares. Porque pelas imagens de satélite não concluo coisa alguma, parecem-me cirrus, não vejo nuvens de convecção em desenvolvimento.

É verdade, algumas vezes o RA viu chuva em cima da minha cabeça mas não havia nada. Será que alguém da Póvoa pode confirmar? A célula entrou em dissipação, conforme que não deve ter chegado a Vila do Conde.

É verdade, algumas vezes o RA viu chuva em cima da minha cabeça mas não havia nada. Será que alguém da Póvoa pode confirmar? A célula entrou em dissipação, conforme que não deve ter chegado a Vila do Conde.

Às 18:30 estava sobre A-ver-o-mar ainda com eco verde. :)
LV6RwIv.jpg

• Gosto
Reactions: Névoa
Pois, mas mesmo assim pode ser virga, só me convenço com uma observação directa.
O IPMA diz nada, fala só de "temporariamente muito nublado por nuvens altas". Ora nuvens altas só podem dar virga por isso é que eu estava a pedir a alguém que fizesse uma observação visual se possível.

Sim StormRic, por aqui cheguei a avistar virga. Já estava à espera. O céu chegou a ficar parcialmente nublado e parecia mesmo que ia chover, no entanto devido aos baixos valores de humidade qualquer precipitação evaporava antes de chegar ao solo. Só mesmo uma boa célula podia fazer cair alguma chuva, mas também não haviam condições para termos convecção mais organizada.

Bom dia ,

Por aqui , hoje tive uma temperatura mínima mais alta que os dias anteriores ( 15 graus ) , nos dias anteriores tenho tido mínimas de 12 graus ( apesar de esta semana de dia aquecer um bocado , as noites têm estado relativamente frias , para nos recordarmos da època que já estamos a atravessar ) .

Desde ontem , muita nebulosidade média - alta por aqui ( curiosamente , o ECM modela a possibilidade de aguaceiros fracos para hoje à tarde em alguns locais do Minho ) .

Começa a cheirar a mudança de tempo !:D

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa tarde.

Neste momento formam-se rápido umas Cbs mesmo na fronteira, ainda à pouco vim à janela e não havia nada.

Só consegui fotografar uma, pode ser que se formem mais perto um pouco para conseguir uma fotografia melhor.

16h12
xeP8pPg.jpg

16h19
zrXlHzx.jpg

16h24
ALtRr9h.jpg

16h31
9pCuab2.jpg

16:40
mmhhfFp.jpg

Última edição:
Dia de muito calor por aqui, conforme os dados já disponíveis pelo ipma, S. Gens já registou 30C (novamente a temperatura mais alta do Grande Porto), enquanto que Pedras Rubras ficou-se por uns aprazíveis 26,9C, mas talvez estas ainda não sejam as máximas.

edit. já saíram mais registos e a máxima de S. Gens subiu para 30,2C, registado às 16:00 UTC. O céu voltou a estar cinzento, temo que a areia tenha resolvido voltar :/
Estranhamente o GFS persistiu bastante em dizer que hoje a temperatura seria bem mais amena, se bem que neste run foi forçado a assinalar 27C para o "Porto" (é mais para os aviões do Porto mas tudo bem).

Última edição: