Seguimento Litoral Norte - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia,

início de dia mais fresco com mínima de 12.8 ºc

Neste momento 15.0 ºc e algumas nuvens.

• Gosto
Reactions: StormRic
Bom dia.

Hoje o dia começou com algumas nuvens e umas delas tinham virga.

Foto tirada às 8h07
uWjuxmi.jpg

A mínima desta madrugada foi de 13C registada em S. Gens, enquanto que às 13:00 a mesma estação registava 24,4C, um pouco menos do que o isep registou à mesma hora. Mas falemos das máximas de hoje mais tarde, com mais dados disponíveis.

Foto tirada à pouco de um halo e de um sundog que está à direita na primeira foto.

geQ5g4v.jpg

rLD2BTZ.jpg

:thumbsup: bem apanhado o halo! Quanto ao sundog tenho dúvidas pois ele deve ser parte do halo 22º, como um alargamento mas as cores do espectro devem estar alinhadas com as do halo. Pela situação na foto, fora do halo parece-me mais ser um reflexo interno da lente da câmara. Na segunda foto desapareceu, é observado em mais alguma foto?

• Gosto
Reactions: guimeixen
:thumbsup: bem apanhado o halo! Quanto ao sundog tenho dúvidas pois ele deve ser parte do halo 22º, como um alargamento mas as cores do espectro devem estar alinhadas com as do halo. Pela situação na foto, fora do halo parece-me mais ser um reflexo interno da lente da câmara. Na segunda foto desapareceu, é observado em mais alguma foto?

Obrigado!
Não, não tenho mais nenhuma foto. A segunda foto foi tirada passados 11min por isso ele ter desaparecido.

Vamos então a uma comparação um pouco mais abrangente das temperaturas registadas em algumas das estações do Grande Porto hoje (da rede do ipma a estação da Serra do Pilar continua sem dados de temperatura, embora haja dados relativos ao vento):

Previsão do ipma de hoje para o Porto (2014-10-27 11:35 UTC):
24/15C

Máximas e mínimas registadas por estações

- Pedras Rubras (Maia)
Máx.: 23,7C às 14:00h
Mín.: 13,9C às 6:00h
desvio em relação à previsão do ipma: -0,3/-1,1C

- S. Gens (Senhora da Hora)
Máx.: 25,9C às 14:00h
Mín.: 13C às 7:00h
desvio em relação à previsão do ipma: +1,9/-2C

- Massarelos (Porto)