Seguimento Litoral Norte - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Boa noite.

Mais umas pinguinhas no restante do dia e levo um acumulado de 11,2 mm.
O vento sopra fraco de SO - o ideal para bons acumulados...:w00t:

O ECMWF está muito interessante para as nossas paragens nos próximos tempos:
Ver anexo 7544
Os acumulados não são de menosprezar...

Boa semana e bom acompanhamento meteorológico:nicephoto:
Onde está esse site / página? Onde vais ver ?
Obrigado

Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk

Depois da passagem de um sistema frontal de actividade fraca a moderada em geral, já em fase de oclusão e após uma frente quente, voltam a aparecer os ecos de radar do sistema frontal complexo seguinte. Este está associado a uma ciclogénese potente a norte dos Açores, sendo precedido de nova frente ocluída.

ZdPFB4C.gif

Bom dia.

Onde está esse site / página? Onde vais ver ?
Obrigado
Meteologix

Bom dia.

A oeste da Península Ibérica, perto dos Açores, vemos agora a depressão com bom aspecto.
Há alguma actividade convectiva (zonas delimitadas a vermelho) perto do centro, bem como a oeste da Madeira.
xfPAByd.png

Bom dia.

Meteologix

Bom dia.

A oeste da Península Ibérica, perto dos Açores, vemos agora a depressão com bom aspecto.
Há alguma actividade convectiva (zonas delimitadas a vermelho) perto do centro, bem como a oeste da Madeira.
xfPAByd.png
Muito obrigado

Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk

Boa tarde,
Que bela rega vai pela minha zona, chuva moderada e vento fraco.

Boa tarde.

Efectivamente temos uma bela depressão que começa a afectar o nosso território, bem expressiva, com alguma actividade convectiva (delineada a vermelho na imagem EUMETSAT), obviamente também tem muito água precipitável disponível já que o Atlântico tem anomalia positiva na temperatura.

gOS6U7R.png

Por cá a precipitação é persistente agora, embora fraca, num dia muito cinzento, com céu encoberto, e vento fraco de SSO.
O acumulado está nos 2,4 mm.

Tactual: 18,7ºC
Hr: 93%
Ponto de orvalho: 18,0ºC

Aproximação e passagem da frente quente durante a manhã de hoje.
Agora ao fim da tarde aparecem ao largo da costa os ecos de células nas linhas de instabilidade embebidas no sector quente do sistema frontal:

"Babet" com 979hPa, a pressão mais baixa desta depressão até agora, nas cartas de 6h em 6h do MetOffice:
tfAIBPX.gif

rrlINrO.png

As células mais próximas da costa, as da linha de instabilidade no sector quente, não têm mostrado actividade eléctrica, as grandes células mais longe a oeste (na imagem de satélite) têm actividade eléctrica bastante espaçada no tempo e ao longo da frente fria a que pertencem.

rveibo0.png

Última edição:
Boa noite,

Ontem Merelim acumulou 13,4 mm e hoje vai com 7,1 mm. Braga ontem ficou nos 20,4 mm e hoje vai com 6,5 mm, mas falhou algumas horas durante a madrugada.

Temos tido uns belos pores do sol estes últimos dias, hoje foi mais um desses dias.

3LoMbpu.jpg

xtdMpiw.jpg

aSK8NXb.jpg

G5A01vG.jpg

Uma shelf de livro, a 2ª foto é linda como tudo. Quanto maior o contraste da massa de ar que a shelf encontra pela frente, mais espantosa fica.
Mas não foi apenas isso, a shelf quando avança por uma atmosfera instável pode gerar novas células, e então vê-se muito bem nalgumas fotos isso a acontecer.

Independentemente disso, e não conheço o @guimeixen de lado nenhum, mas era capaz de apostar 50€ que ele de repente foi a correr para o local mais alto que pôde (picoto ?) para tirar essas fotos, porque foi tudo muito rápido, a forma como a frente de rajada da linha de instabilidade original gerou toda uma nova linha de células num sentido completamente diferente.

Espero que não seja despedido do emprego por sair a correr nem que os colegas o considerem (meteo)louco :)

@Mr.Jet acertaste em cheio :lol:. Por acaso já não estava a trabalhar, mas ainda fui a casa. Depois vi que estava a ficar interessante e fui a correr para lá, mas ainda me demorou mais tempo do que queria por causa do trânsito a essa hora :D.

Boas,

Dia com alguma chuva pelo Porto, mas nada por aí além. 3,51 mm acumulados.
Tempo muito abafado, ar húmido e pesado. Máxima de 23 ºC, que é a temperatura atual. 68% de HR, que já esteve nos 91%.

Bonito entardecer, como também já retratado pelo @guimeixen
9P70bpk.jpg

UvpXXgO.jpg