Seguimento Litoral Norte - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Boa tarde,

Partilho as fotos da magnífica trovoada que tivemos ontem ao fim do dia. Parecia algo saído dos EUA! :w00t:

Z4qUVi1.jpg

e1nCu5W.jpg

M7LB13c.jpg

VHGuGFB.jpg

edMuogg.jpg

GEBAJTj.jpg

hDS6sbj.jpg

GFTgS0A.jpg

bnXJQXT.jpg

wUVQqsS.jpg

Vi dois raios a atingir a cidade neste lado. A última imagem é do segundo, o outro tinha sido três minutos antes. Atingiu perto da universidade, a 2,5km de onde eu estava.
Em baixo assinalei quais é que foram os raios no site do IPMA. O da esquerda certamente é o da esquerda na foto.
Alguém sabe dizer porque no lugar do da direita aparece várias bolas/descargas no site quando na foto só vemos um raio?

b3QP4To.png

Pelas 19h30, altura das fotos do meio aparecia assim no radar com 56/60 dBz:

9kdK3Wi.png

Mais alguns vídeos da trovoada. O primeiro esqueci-me de filmar também na horizontal.

Neste vídeo vê-se uma das duas vezes que a cidade ficou às escuras:

Já hoje de manhã, como estava previsto estar um céu mais limpo, sem vento e com a humidade da chuva de ontem, imaginei que pudesse haver uma faixa de nevoeiro pelo rio.
E lá estava ela. Hoje ou amanhã talvez consiga colocar algumas fotos de hoje. Entretanto, deixo um pequeno vídeo:

Notavam-se bem os vestígios da chuva de ontem por onde passei. Na primeira foto vê-se onde a água escorreu. Imagino a quantidade de água que devia ter estado a vir do campo.
Na segunda vê-se como estava o rio com a água mais turva e com uma cor cinzenta acastanhada.

2vTp02B.jpg

2kDvNnb.jpg

Última edição:
Boa tarde,

Partilho as fotos da magnífica trovoada que tivemos ontem ao fim do dia. Parecia algo saído dos EUA! :w00t:
(...)
Fantásticos registos! :w00t: :palmas: Que medo! :D
Muito interessante de ver, nos vídeos, a cidade ficar às escuras e depois as luzes voltarem todas a acender-se :thumbsup:

Boa tarde,

Z4qUVi1.jpg

e1nCu5W.jpg

M7LB13c.jpg

VHGuGFB.jpg

edMuogg.jpg

GEBAJTj.jpg

hDS6sbj.jpg

GFTgS0A.jpg

bnXJQXT.jpg

wUVQqsS.jpg

Vi dois raios a atingir a cidade neste lado. A última imagem é do segundo, o outro tinha sido três minutos antes. Atingiu perto da universidade, a 2,5km de onde eu estava.
Em baixo assinalei quais é que foram os raios no site do IPMA. O da esquerda certamente é o da esquerda na foto.
Alguém sabe dizer porque no lugar do da direita aparece várias bolas/descargas no site quando na foto só vemos um raio?

b3QP4To.png

Pelas 19h30, altura das fotos do meio aparecia assim no radar com 56/60 dBz:

9kdK3Wi.png

Mais alguns vídeos da trovoada. O primeiro esqueci-me de filmar também na horizontal.

Neste vídeo vê-se uma das duas vezes que a cidade ficou às escuras:

Já hoje de manhã, como estava previsto estar um céu mais limpo, sem vento e com a humidade da chuva de ontem, imaginei que pudesse haver uma faixa de nevoeiro pelo rio.
E lá estava ela. Hoje ou amanhã talvez consiga colocar algumas fotos de hoje. Entretanto, deixo um pequeno vídeo:

Notavam-se bem os vestígios da chuva de ontem por onde passei. Na primeira foto vê-se onde a água escorreu. Imagino a quantidade de água que devia ter estado a vir do campo.
Na segunda vê-se como estava o rio com a água mais turva e com uma cor cinzenta acastanhada.

2vTp02B.jpg

2kDvNnb.jpg

Ontem falaram-me de Barcelos duma célula, "nuvem" [sic] com uma estrutura incrível, "parece que tem prateleiras" [sic], e eu vim logo ver aqui se havia fotos e estava esperançado que tivesses registado isso. Guarda bem essas fotos, em particular a 2ª, 3ª e 4ª, são muito interessantes, vai bem mais além da mera beleza fotográfica.
Parabéns, fotos espetaculares como sempre.

Última edição:
Ontem falaram-me de Barcelos duma célula, "nuvem" [sic] com uma estrutura incrível, "parece que tem prateleiras" [sic], e eu vim logo ver aqui se havia fotos e estava esperançado que tivesses registado isso. Guarda bem essas fotos, em particular a 2ª, 3ª e 4ª, são muito interessantes, vai bem mais além da mera beleza fotográfica.
Parabéns, fotos espetaculares como sempre.
Foi exatamente uma fantástica shelf cloud, penso eu.

Obrigado a todos! :)

Continuando de onde deixei em cima, após a tempestade veio um dia calmo com um nascer do sol bem tranquilo junto ao rio, com o som dos pássaros, muitas gotas de água a caírem pelas folhas e também muitas teias por todo o lado cheias de pequenas gotas visíveis principalmente na terceira foto iluminadas pelo sol.

pp5PBIP.jpg

oa1pnCm.jpg

ni5ap4m.jpg

pMCiyHB.jpg

E dado que já há alguns meses que não vivo em Real, mas sim agora em Ferreiros, tenho agora vista para o pôr do sol e por isso deixo aqui o de hoje com o sol a desaparecer por trás das nuvens altas.

Uq5pTrx.jpg

@Ruipedroo ontem Merelim acumulou 101 mm. Desde que tenho guardados os dados da estação (2017) que ainda não tinha ultrapassado os 100 mm.
Sabes se ela já ultrapassou os 100 mm?

Última edição:
Foi exatamente uma fantástica shelf cloud, penso eu.
Uma shelf de livro, a 2ª foto é linda como tudo. Quanto maior o contraste da massa de ar que a shelf encontra pela frente, mais espantosa fica.
Mas não foi apenas isso, a shelf quando avança por uma atmosfera instável pode gerar novas células, e então vê-se muito bem nalgumas fotos isso a acontecer.

Independentemente disso, e não conheço o @guimeixen de lado nenhum, mas era capaz de apostar 50€ que ele de repente foi a correr para o local mais alto que pôde (picoto ?) para tirar essas fotos, porque foi tudo muito rápido, a forma como a frente de rajada da linha de instabilidade original gerou toda uma nova linha de células num sentido completamente diferente.

Espero que não seja despedido do emprego por sair a correr nem que os colegas o considerem (meteo)louco :)

Bom dia,

Chove bem pelo Porto e com gotas grossas.

16.8°c actuais, vento fraco de S/SSW.

Obrigado a todos! :)

Continuando de onde deixei em cima, após a tempestade veio um dia calmo com um nascer do sol bem tranquilo junto ao rio, com o som dos pássaros, muitas gotas de água a caírem pelas folhas e também muitas teias por todo o lado cheias de pequenas gotas visíveis principalmente na terceira foto iluminadas pelo sol.

pp5PBIP.jpg

oa1pnCm.jpg

ni5ap4m.jpg

pMCiyHB.jpg

E dado que já há alguns meses que não vivo em Real, mas sim agora em Ferreiros, tenho agora vista para o pôr do sol e por isso deixo aqui o de hoje com o sol a desaparecer por trás das nuvens altas.

Uq5pTrx.jpg

@Ruipedroo ontem Merelim acumulou 101 mm. Desde que tenho guardados os dados da estação (2017) que ainda não tinha ultrapassado os 100 mm.
Sabes se ela já ultrapassou os 100 mm?
Por acaso não sei também. O único dia que me lembro de chuva intensa (convectiva) deste nível, antes de 2017, foi o 8 de outubro de 2014 mas ficou abaixo dos 100 acho eu. E também o 26 de outubro de 2011 mas esse não me lembro mesmo do acumulado. Ou na altura nem sabia ver isso.

Deixo outro vídeo da noite de sexta-feira. Vários cortes de luz, chuva torrencial e bons estouros. De notar que a luz pública ainda não voltou em Merelim inteiro.

Última edição:
Boa tarde.

Ontem foi muito calmo, hoje calmo também, mas com períodos de chuva.
O vento tem soprado fraco.
Levo um acumulado de 8,8 mm.

Para o período de 96h de previsão, o mapa do acumulado, WRF da meteogalicia, é este:
mh_wrf_arw_det_d01_prec_total_sfc_f096.png

Chuva abundante para o costumeiro Alto Minho e serranias PNPG-Barroso, apreciável para o restante litoral norte, jeitoso para o centro-norte restante, e não tão-assim-fantástico para o sul.
É o que é, são os 1ºs fogachos do outono, certamente virão outros episódios melhores.

O céu por cá permanece muito nublado a encoberto (7-8 octas).

Tactual: 17,9ºC
Hr: 91%

Continuação de um bom dormingo e tenham uma excelente semana
;)

Última edição:
Boa noite.

Mais umas pinguinhas no restante do dia e levo um acumulado de 11,2 mm.
O vento sopra fraco de SO - o ideal para bons acumulados...:w00t:

O ECMWF está muito interessante para as nossas paragens nos próximos tempos:
14 dias.webp

Os acumulados não são de menosprezar...

Boa semana e bom acompanhamento meteorológico:nicephoto: