Seguimento Litoral Norte - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Céu nublado por nuvens altas e sol
Vento fraco / moderado de SO

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Boas,

Por aqui muito vento, agora de oeste, sopra moderado a forte com rajadas, 19.1ºc.

O acumulado está nos 41 mm, e o mês já ultrapassou os 200 mm com 200,4 mm até ao momento.

Olhando ao satélite e radar, já se vislumbram os aguaceiros pós frontais a caminho, localmente poderão ser fortes, com trovoada e até granizo segundo as previsões.

Boas,

Por aqui muito vento, agora de oeste, sopra moderado a forte com rajadas, 19.1ºc.

O acumulado está nos 41 mm, e o mês já ultrapassou os 200 mm com 200,4 mm até ao momento.

Olhando ao satélite e radar, já se vislumbram os aguaceiros pós frontais a caminho, localmente poderão ser fortes, com trovoada e até granizo segundo as previsões.
Estou a espera dos aguaceiros e trovoadas

Rodagem de vento de sudoeste para oeste/noroeste com vento moderado a forte.
Regime de aguaceiros em vista

2ª frente fria já a entrar pelo Minho, mal organizada:

1697727572504.png

Centro da depressão já visivel no satélite MSG, a descer ainda em latitude:
1697727725702.webp

A chegar...

Já vi dois clarões ao longe sobre o mar, muito escuro. :trovao:

Ora boa noite.

A madrugada foi rica em chuva, já a manhã teve chuva também, mas menos do que esperava. A tarde teve pouca chuva, sob a forma de aguaceiros fracos, aparecendo agora ao final da tarde aguaceiros mais consistentes. Não me admiraria de se tornarem mais fortes, eventualmente com instabilidade, já que temos uma massa de ar frio a lutar com uma massa de ar húmido e temperado.
O vento por cá foi mais forte ao início\meio da tarde do que nas restantes horas, com rajada máxima de 48,6 lm\h às 12.57h, e vento máximo de 28,1 km\h às 15.22h.
O acumulado diário está nos 42,6 mm.
Nas últimas 24h cairam 95,6 mm.
Está um pouco mais fresco, fruto da tal entrada de ar frio (ar polar marítimo - se se pode falar em "polar") que já se faz sentir.

Tactual: 14,7ºC
Hr: 90%

Grande chuvada por aqui, puxada a vento forte :rain:

O acumulado diário subiu para os 43,5 mm.
O acumulado mensal é agora de 225,5 mm. Isto já faz deste um mês húmido. Bem bom.

A Pressão atmosférica desceu dos 1000 hPa, às 00h, para os 988 hPa às 12h,
Neste momento a pressão está nos 990 hPa,