Seguimento Litoral Norte - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Aguaceiros fortes por aqui, o acumulado está nos 44.2 mm.
Há pouco mais um que até fez "fumo". :rain:

Mais fresco com 14.5ºc atuais (mínima do dia).

A norte, nada de novo. Pluviosidade abaixo do previsto para esta manhã em que praticamente não choveu.

Foi um evento extraordinário do rio Cávado para baixo . Para o alto Minho é um evento normalíssimo com chuva ( nem sequer percebi o aviso laranja ) , chuva que por aqui temos o ano todo com fartura .

Foi um evento extraordinário do rio Cávado para baixo . Para o alto Minho é um evento normalíssimo com chuva ( nem sequer percebi o aviso laranja ) , chuva que por aqui temos o ano todo com fartura .
Partilho da mesma opinião.
Pensei que ia ser pior.

De momento vento moderado a forte com o "frio" a entrar típico de aguaceiros.

T. 16°c, HR. 72%, hPa 991

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Boas noites,

Tirando a — muita — chuva que caiu durante a madrugada, o resto do dia foi normal, sem nada de excecional a registar. Apenas ao cair da tarde, por volta das 18h30, é que o "disco virou" com a chegada de alguma trovoada e de aguaceiros muito fortes, que continuam até a esta hora. Quando chegou a trovoada, o céu escureceu de tal forma que parecia noite.

O acumulado diário por aqui está nos 42,7 mm. Está fresquinho, só 14,8 ºC. Cheira a outono :)

Aguaceiros com vento forte
Mais animado hoje

Para o alto Minho é um evento normalíssimo com chuva ( nem sequer percebi o aviso laranja )

O "normalíssimo" também inclui eventos que entram no critério de Aviso Laranja. Podes definir o que entendes por "normalíssimo"?
Os critérios são estes. Se as previsões apontavam para uma área significativa por distrito onde os acumulados podiam estar dentro daqueles intervalos padrão, o Aviso tinha de ser emitido. Consegues garantir através de uma pesquisa exaustiva pelas estações de que não há um número suficiente de estações que representem uma área onde aqueles acumulados mínimos tenham sido atingidos? Eu já encontrei algumas, até dentro do reduzido número de estações que figuram no mapa IPMA.

uXq2Opl.png

Boa noite.

Os aguaceiros vão aparecendo, ora mais fracos, ora moderados, pontualmente mais intensos.
O acumulado subiu para os 48,7 mm.
A temperatura está fresca, penso que só não desceu mais porque o oceano está com anomalia positiva, apesar da massa de ar frio até ser jeitosa.

Tactual: 13,3ºC
Hr: 93%

Entretanto o sitio do IPMA foi abaixo...

Aqui sob a massa de ar pós frontal, há pouco na aproximação de uma célula, descarregou bem forte, chuva e vento.

De realçar hoje:
* Rajada máxima de 82,1 km/h
* Velocidade média diária nos 29 km/h, às 24h saberei, o definitivo
* pressão mínima de 988,66 mb (ao nível médio da agua do mar) - mínimo baixo desde que tenho a estação (6 anos).
* intensidade máxima de precipitação de 190,0mm, embora ontem foram 200.4
* neste momento temperatura aparente 9,6ºC bem mais baixa relativamente à de padrão 16,6ºC

NOTA: onde indica This YEAR, é o acumulado dos últimos 12 meses - 1307.4mm

1697753747790.png

Ora ora...3º dia consecutivo com mais de 50 mm de acumulado: 51,4 mm.
O acumulado mensal é agora de 233,4 mm.

Fiquem bem, uma excelente noite.

Mais um brutal aguaceiro há cerca de 25 min, ainda chove. Termina o dia com as estações da zona a registarem entre 60-75 mm. Está fresco, 13.5ºC atuais.
Ps: Os acumulados dos últimos 3 dias somam mais de 200 mm :rain: A média de precipitação para outubro (Porto) é 138 mm para se ter noção.

Última edição:
Aguaceiros recorrentes e com muita intensidade com vento a ajudar, rajadas fortes a sua passagem.
Vento do quadrante O/NO.
T-15.1°C, HR-84 %, hPa 993