Seguimento Litoral Norte - Outubro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O valor mais alto desde que tenho registos em casa desde 2017!
Média em 10 min máxima, foi de 70.0 km/h, também o mais alto valor desde que tenho registos.
Isso é muito significativo!

Como é que as estações do IPMA não estão a registar ventos extremos??? :unsure:
A colocação das estações da rede IPMA pode não ter como objectivo identifcar os locais mais ventosos. Apenas algumas muito poucas foram instaladas com essa finalidade.
Mas quanto maior o número de estações maior a probabilidade de haver estações nesses locais ou perto deles. É o caso das redes amadoras ou dos anemómetros colocados em estruturas muito expostas e destinados a monitorizar as condições de resistência ou de funcionamento (torres de comunicações, topos de edifícios com antenas de comunicações, aerogeradores, etc).

Boas,

Muito mais calma a tarde, depois do temporal da madrugada, neste momento até está sol.

Ainda ocorreram alguns aguaceiros ao princípio da tarde, o acumulado está nos 20.4 mm e o mês segue com 106.8 mm acumulados.

17.2ºc, vento fraco a moderado de O e 85% HR, a rajada máxima ficou nos 102 Km/h de SSO.

Nas próximas horas ainda podem ocorrer mais aguaceiros.
Sexta regressam as frentes com a aproximação de nova depressão, eventualmente com mais instabilidade :rain: :trovao:

Última edição:
Boa noite.

O final da madrugada foi intenso, quer pelo vento, quer pela precipitação por alguns momentos.
Há muitos estragos em terras de Paços de Ferreira. Muitas estruturas danificadas, muitas árvores jovens partidas pelo tronco a 1\2 metros de altura, muitos ramos partidos e espalhados por tudo o que é canto. Inevitável também as horas sem electricidade noutras zonas do concelho.
Ao início da tarde a precipitação persistente da manhã, começou a dar pausas, parando por bons períodos, apresentando o céu razoáveis abertas.
O vento também amainou soprando agora fraco. E não chove.

Em destaque os valores registados na fase de intensidade máxima da tempestade, altura de maior aproximação do seu núcleo ao NO da Galiza:

Precipitação do dia: 55,3 mm
Intensidade máxima precipitação: 47,5 mm\h (04.45h)
Vento máximo: 49,7 km\h (06.50h)
Rajada máxima: 79,2 km\h (07.03h)
Pressão mínima: 993,0 hPa (06.41h)

Pressão máxima: 1009,0 hPa (19.56h)
Temp Mínima: 14,4ºC (Tactual)
Temp Máxima: 19,2ºC (06.51h)

Boa noite,
Hoje andei a dar umas voltas aqui pelo concelho e não vi nada de relevante, tirando as folhas espalhadas.
Vi em zonas baixas água acumulada.
Rio Coura e Minho iam com um caudal jeitoso.
Vamos aguardar a próxima

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Boa noite,
Céu limpo, brisa de N/NO, já se nota a noite mais fresca em relação ao dia anterior.
T-13.7ºC, HR - 79%

Ontem dia 9 de Outubro ao final de tarde, hora da maré cheia.

1728516121483.webp

1728516135326.webp

Boa tarde,
Céu limpo / nublado, temperaturas amenas, vento de S/SO, fraco.
T-19.8ºC, HR-64%

Boa tarde,

A estação de Braga registou rajada máxima de 108,4 km/h.
Destes anos que tenho acompanhado a meteorologia não me lembro de ver tantas árvores a cair pela cidade fora.

Captura de Ecrã (366).webp

Por exemplo, estas 7 árvores em baixo caíram todas. Ao ver várias imagens das árvores que caíram reparei que grande parte delas foram desta espécie.

1728573393628.webp

Esta esquina da rede dobrou toda e também levou um bocado do muro.

1728574044590.webp

Boa noite.

Hoje ainda choveu, fraco, relativamente persistente de manhã, gerando um acumulado simplório: 3,6 mm.
O acumulado mensal está nos 229,5 mm.
A tarde já foi muito agradável, luminosa, seca, vento fraco...

Tactual: 10,9ºC
Hr: 93%

Continuação de boa semana:thumbsup:

Bom dia,
Bastante escuro a S e SO do Porto, pelo radar vem lá chuva :rain:

Sigo com 19.2ºc ( mínima de 14.1ºc ) ,vento fraco a moderado de S/SSE, 74 % HR.