Seguimento Litoral Norte - Setembro 2015

Os caudais dos rios minhotos e durienses a subir bem devido à precipitação forte que continua a uma média superior aos 10 mm por hora no interior. Deve ser especialmente mais elevada nas montanhas, Gerês, Cabreira, etc.

KM9f5Yh.gif

O centro passa a noroeste da Galiza mas a frente varrerá todo o território até ao Algarve.
Sim, mas eu estava apenas a referir-me à precipitação significativa (para esse evento) e potencial convectivo.

Em termos de chuva não creio que estaremos à espera de algo digno de justificar alertas.

Não me lembro de alguma vez o ISEP ( uma estação de referência para o Porto ) ter atingido os 100 mm de acumulado.

Neste momento 100.4 mm

http://portuguese.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IPORTUGA71#history

Dia histórico para a estação.

Simplesmente não para de chover com intensidade :rain:

Por acaso fui verificar os relatórios da estação e este é até ao momento o 3º dia mais chuvoso. Os outros foram:

03/10/2010 105.92mm
14/12/2012 104.39mm

mas em ambos os casos foi a chover praticamente todo o dia...no dia de hoje a chuva começou a cair a partir +/- das 5 e tal da manhã

vai certamente bater o recorde hoje, ainda falta muito para acabar o dia

Última edição:
Os caudais dos rios minhotos e durienses a subir bem devido à precipitação forte que continua a uma média superior aos 10 mm por hora no interior. Deve ser especialmente mais elevada nas montanhas, Gerês, Cabreira, etc.

O volume dos afluentes à albufeira de Alto Lindoso já está a disparar.

8xPyOk9.png

Mas nas vertentes sul do Gerês, os caudais a chegar às barragens de Vilarinho das Furnas, Paradela, Vendas Novas, Salamonde e Vilarinho das Furnas também já devem ser consideráveis. Pena não haver monitorização disponível em tempo real.

O volume dos afluentes à albufeira de Alto Lindoso já está a disparar.

8xPyOk9.png

Mas nas vertentes sul do Gerês, os caudais a chegar às barragens de Vilarinho das Furnas, Paradela, Vendas Novas, Salamonde e Vilarinho das Furnas também já devem ser consideráveis. Pena não haver monitorização disponível em tempo real.
As diversões ainda estão todas no areal ( mesmo no leito do rio). Se eles soltam a barragem vai tudo por água abaixo.

As diversões ainda estão todas no areal ( mesmo no leito do rio). Se eles soltam a barragem vai tudo por água abaixo.

É um cenário pouco provável, dado que Alto Lindoso tem uma enorme capacidade de encaixe. O mesmo não se pode dizer da barragem de Touvedo (a jusante de Alto Lindoso). Aliás, são as descargas dessa barragem (com uma capacidade de encaixe reduzida) que têm enchido o leito do Lima nos últimos eventos. De qualquer forma, e por esta altura, o caudal do rio Lima ao passar na cidade de Ponte de Lima, deve ser praticamente todo oriundo do rio Vez.

• Gosto
Reactions: lserpa e StormRic