Seguimento Litoral Norte - Setembro 2015

Sim, mas eu estava apenas a referir-me à precipitação significativa (para esse evento) e potencial convectivo.

Em termos de chuva não creio que estaremos à espera de algo digno de justificar alertas.

O aviso vermelho já está totalmente justificado apenas com a chuva que já caíu até às 17 horas (ou mesmo antes). Cabril em 6 horas acumulou mais de 75 mm.

EKOjNAP.gif

Os acumulados volumosos entraram bem para o interior, 54 mm em Vila Real, 59 mm em Montalegre, mais de 30 mm de Chaves a Bragança, 42 em Viseu, logo passaram pelas barreiras montanhosas onde seguramente deixaram acumulados muito superiores aos valores neste quadro e aí nem há estações para medir, por isso se percebe o enchimento dos rios.

Última edição:
E curioso . A chuva abrandou mas o vento aumentou de intensidade . E o céu esta a ficar mais carregado.
Curioso, o radar remete para um abrandamento da chuva, supostamente não chove aí na tua área, e o ECM prevê que o vento aumente e atinja o seu auge está noite.
898d41e50071196940e96cc6f96e4ff0.jpg

2fac947c48eef1bb524cc087a04d9dde.jpg

Para já a frente fria não está nada de especial... Agora a precipitação na faixa litoral será temporariamente estratiforme. Digo temporariamente, pois ainda não se compreende muito bem se a frente fria crescerá muito em altitude...
0390d3ca93d15e9226f673df1cdf76f4.jpg

Os topos agora estão mais ativos no noroeste de Espanha, agora no norte de Portugal estão bem mais reduzidos... Provavelmente irá acalmar em algumas zonas.
c9bd061517f9a2887a4067abde13ee3d.jpg

O aviso vermelho já está totalmente justificado apenas com a chuva que já caíu até às 17 horas (ou mesmo antes). Cabril em 6 horas acumulou mais de 75 mm.

O meu comentário diz respeito à 2ª frente e não à primeira. Obviamente que em relação à totalidade os alertas foram muito bem dados.

• Gosto
Reactions: lserpa e StormRic
721bckvod

A norte do distrito de Aveiro, tal comprovam. os dados do IPMA (Arouca), ainda continua a chuver com intensidade e ininterruptamente desde as quatro da tarde (a juntar à chuva moderada constante até então).
Relativamente ao vento, já vi dias bem piores. Estava à espera de mais espetáculo :angry:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e lserpa
Árvore de grande porte caiu no adro da Igreja Matriz de Margaride, em Felgueiras.
Há inundações de casas e estradas com mais de 20 cm de água no concelho da Trofa, para além da queda de algumas árvores.

Entretanto por cá o acumulado subiu para os 124,2 mm.
Chove agora de forma moderada, bem menos intensa do que até às 18h.
O 1º mm de chuva foi registado pelas 7h. Até às 19h cairam 122,2 mm...Em 12h! E isto com picos de intensidade entre o início da tarde e as 18h.

Desculpem este off topic:

ALERTA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA TROFA

O mau tempo também provocou estragos nas comunicações dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Devido a problemas na rede fixa de comunicações, os Bombeiros solicitam que qualquer contacto seja estabelecido pelos seguintes números: 936 071 404; 965 625 092 ou 919 523 770.

Eu penso que a segunda frente relaciona - se com nuvens de desenvolvimento vertical e possível atividade convectiva , sera uma massa de nebulosidade bem mais instável que a frente diurna .

Tenho a ideia que os modelos lidam mal na projeção deste tipo de frentes . Tendo em conta que e uma frente vigorosa , o seu trajeto previsto e o suficiente para se fazer sentir bem por Ca ( pode e haver alterações de ultima hora na sua intensidade ou trajeto ) .

De resto , uma boa celula nestes eventos pode perfeitamente descarregar 30 / 40 mm de chuva ou provocar um fenômeno extremo de vento em poucos minutos , o que esta dentro do critério de aviso laranja ou vermelho .

E sabe - se perfeitamente que estas situações são das que poderão ser mais gravosas .