Seguimento Litoral Norte - Setembro 2015

Bom trabalho de recolha João Paulo, penso que relativamente à estação do ISEP tens aí valores acumulados errados, consultado os dados da estação dos acumulados no site do isep temos isto, ou então há algo que me está a escapar..:unsure:

Penso que no dia mais chuvoso a estação não acumulou 125 mm, no dia seguinte andou pelos 19 mm em 24 horas, se não estou em erro, e ontem de facto ficou nos 1.8 mm.

d0jh4nN.png

Consultando os relatorios na Página do isep temos estes acumulados diários:

Dia 15/09: 112,78 mm

Dia 16/09: 19,81 mm

Dia 17/09: 1,78 mm

Sim , os valores dos acumulados são do período ( 00h utc do dia até às 00h utc do dia seguinte ) , isto para conseguir fazer uma comparação dos dados dos resumos diários do IPMA.

Contudo vou verificar os valores ;)

• Gosto
Reactions: StormRic
Bom trabalho de recolha João Paulo, penso que relativamente à estação do ISEP tens aí valores acumulados errados, consultado os dados da estação dos acumulados no site do isep temos isto, ou então há algo que me está a escapar..:unsure:

Ainda bem que falaste nos valores relativamente ao ISEP, fui verificar e tinha o valor do dia 15 errado. Tinha 125mm e é 125,2mmm.
Agora a tabela acima já está atualizada.;)

Fazendo os cálculos para o caso do ISEP, penso que serão assim:

Dia 15: 112,8mm + 12,4mm ( é a 1ª hora dia 16 ) = 125,2mm

Dia 16: 19,8mm - 12,4mm ( que é o acumulado da 1ª hora do dia ) = 7,4mm

Dia 17: 1,8mm

• Gosto
Reactions: StormRic e Snifa
Ainda bem que falaste nos valores relativamente ao ISEP, fui verificar e tinha o valor do dia 15 errado. Tinha 125mm e é 125,2mmm.
Agora a tabela acima já está atualizada.;)

Fazendo os cálculos para o caso do ISEP, penso que serão assim:

Dia 15: 112,8mm + 12,4mm ( é a 1ª hora dia 16 ) = 125,2mm

Dia 16: 19,8mm - 12,4mm ( que é o acumulado da 1ª hora do dia ) = 7,4mm

Dia 17: 1,8mm

Certo, não concordo muito com isto das horas, deveria ser usada a hora em vigor e não a UTC, para o radar é a mesma coisa, temos sempre que acrescentar mais uma hora à hora que aparece.. se são 4 da tarde são 4 da tarde não 5 da tarde. :D

Bom trabalho!

• Gosto
Reactions: Joaopaulo
Boas,

Por aqui tarde de céu limpo. Máxima chegou aos 19,4ºC perto das 16:30h .

Agora a temperatura já desce, nortada de NNW a 13km/h, sigo com 17,8ºC e 70% de Humidade.

Foto tirada ao poente ontem, formados leves raios crepusculares nos intervalos dos Cumulus que corriam para sul , também se nota uma luz verde na superfície do sol:

Registo de uma célula, ontem a ENE daqui pelas 15h

Última edição:
Às 6:00, Lamas de Mouro seguia nos 0,8ºC, houve certamente o regresso da geada. :cold:

Espectáculo, descida do ar frio brutal.

Criei esta tabela com os acumulados dos últimos três dias

:thumbsup: muito bom! Coloca na monitorização do clima de portugal, vou analisar em conjunto com as IPMA.

Certo, não concordo muito com isto das horas, deveria ser usada a hora em vigor e não a UTC, para o radar é a mesma coisa, temos sempre que acrescentar mais uma hora à hora que aparece.. se são 4 da tarde são 4 da tarde não 5 da tarde. :D

Bom trabalho!

É ao contrário, retira-se uma hora à legal para ter a utc. Se não são 5 da tarde mas 4 então é a utc que deveria ser usada, com o que eu concordo, a hora de verão só traz confusão. Culminar o sol à 13h35 não faz sentido.

• Gosto
Reactions: Joaopaulo
Boa noite
Por aqui mais um agradável dia de verão, com céu limpo, apesar da nortada moderada a forte que se fez sentir durante toda a tarde. Tmáxima: 20,5 ºC :cool:
Por agora uma noite fresca, com vento fraco e 15,5ºC atuais.

Boas,

Continuação de céu limpo e muito sol.:cool:

Atuais 24,4ºC que é a máxima até ao momento , 45% de Humidade e vento de NE a 6,4km/h.

Deixo aqui o gráfico da direção do vento nas últimas 24h aqui da estação, entre a 00h e as 10h , o vento de ENE foi regular e ininterrupto:
D5hoSud.png

Na imagem satélite atual nota-se claramente a nebulosidade a ser arrastada mar dentro pela força da lestada:
V9e2F4M.jpg

Última edição: