Seguimento - Março 2008

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Good evening!
Neste momento estão cerca de 7.5ºC, 1017hPa e 77% humidade.
Parece que agora está praticamente limpo, mas já esteve encoberto e a temp já subiu até aos 10.6ºC há 2 horas, mas vai ficar outra vez nublado não tarda nada e sobe.:(

Hoje lembrei-me de uma cena do inverno de 2007: um sábado à noite (no dia 28 ou 29 de Janeiro (depois de ter nevado) fui a Sintra e o carro marcava 1ºC (no centro da vila). Decidi ir até Monserrate (370m) subir um pouco a Serra (503m alt.max), pensando que a temperatura lá estivesse negativa. Em vez disso foi subindo gradualmente com a altitude até aos 8ºC! :huh: Ainda hoje passado 1 ano quando penso nisso fico "mal disposto":D. Gostava de saber se alguem consegue arranjar uma explicação para este facto inédito, já que ainda não me passou nada pelo cérbero!

Good evening!
Neste momento estão cerca de 7.5ºC, 1017hPa e 77% humidade.
Parece que agora está praticamente limpo, mas já esteve encoberto e a temp já subiu até aos 10.6ºC há 2 horas, mas vai ficar outra vez nublado não tarda nada e sobe.:(

Hoje lembrei-me de uma cena do inverno de 2007: um sábado à noite (no dia 28 ou 29 de Janeiro (depois de ter nevado) fui a Sintra e o carro marcava 1ºC (no centro da vila). Decidi ir até Monserrate (370m) subir um pouco a Serra (503m alt.max), pensando que a temperatura lá estivesse negativa. Em vez disso foi subindo gradualmente com a altitude até aos 8ºC! :huh: Ainda hoje passado 1 ano quando penso nisso fico "mal disposto":D. Gostava de saber se alguem consegue arranjar uma explicação para este facto inédito, já que ainda não me passou nada pelo cérbero!

amigo diogo isso chama-se inversão térmica ;)

http://www.cetesb.sp.gov.br/Ar/anexo/inversao.htm

Que pitosgui-se maluca :confused::confused:

Tou com 9.8ºC estava há espera de uma mínima superior a 12ºC (segundo os modelos) isto na meteo tá tudo cada vez mais doido ele é radares ele é modelos qualquer dia quem fica maluco somos nós :lmao::lmao::p

no do Meteoam existe já bastante precipitação no norte do pais :huh:

Meteoam não é nenhum radar, mostra apenas a temperatura das nuvens a partir duma normal imagem IR de satélite, e nesta altura do ano não é lá muito fiável, o facto de haver muitas nuvens médias/altas (frias) não quer dizer que sejam convectivas.

Meteoam não é nenhum radar, mostra apenas a temperatura das nuvens a partir duma normal imagem IR de satélite, e nesta altura do ano não é lá muito fiável, o facto de haver muitas nuvens médias/altas (frias) não quer dizer que sejam convectivas.

sorry pensava mesmo que era radar :huh: thanks :thumbsup:

por hoje me despeço com 4.3ºc
ate amanha

Que pitosgui-se maluca :confused::confused:

Tou com 9.8ºC estava há espera de uma mínima superior a 12ºC (segundo os modelos) isto na meteo tá tudo cada vez mais doido ele é radares ele é modelos qualquer dia quem fica maluco somos nós :lmao::lmao::p

Por acaso o último run do GFS das 18:00 até previu esta pequena descida de temperatura e precisamente a esta hora. Este nível de acerto e precisão nem é muito habitual num model global.

tempbq8.jpg

O que teremos neste momento nas regiões do norte e centro será nebulosidade do tipo médio e alto, de desenvolvimento horizontal (cunha de ar quente substituindo o ar frio anterior); dentro de algumas horas vai entrar pelo noroeste nebulosidade de desenvolvimento vertical e, então sim, a ocorrência de precipitação, associada à passagem da frente fria e posterior entrada de ar frio.

sat1eur-1-0.jpg

Meteociel

Bons dias...:D

A noite foi animada aqui no fórum, como já há algum tempo não se via:D

Por cá não choveu durante a noite.... e registei uma minima de 9,5ºC ás 00:55:D

Neste momento tenho 12,5ºC:eek:, vento a 20,1 km/h e wind chill a 6,7ºC, humidade a 74% e pressão a 1017 hPa, embora já tenha descido aos 1016 hPa

Ainda neva na Torre:rolleyes::w00t:

nevenatorrea10demarohn3.jpg

Bom dia!

Em primeiro lugar congratulo-me pelo reapareciemnto pelo fórum de nomes que já não via por aqui há muito! Associo sempre alguns "nicks" a momentos históricos do MeteoPT, muito antes de eu ter sequer conhecimento deste fórum! :thumbsup:

Quanto ao tempo, aqui por Coimbra chuva fraca, por vezes moderada e céu totalmente encoberto, o vento sopra moderado!

Hoje registei uma mínima até agora de 10,5ºC exactamente á meia noite! Daí para cá sempre em subida... Ás 8h registava 11,8ºC. A pressão está em 1015hPa.

Neste momento levantou-se um vendaval! :surprise:

A chuva cai miudinha, mas constante e com o vento forma verdadeiras cortinas!!

A sensação de frio é grande... se esta cortina de chuva chega à Estrela é capaz de cair uma boa nevada :thumbsup: (e daí talvez não, a temperatura está a subir...)