Seguimento - Março 2008

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
ESTREMOZ às 16h00:

2347203875_1aac9bf830_o.jpg

2347203987_edf11d742a_o.jpg

2348033748_1f64dea299_o.jpg

Boas tardes!

Extremos de ontem

Tmin 9.8ºC
Tmax 17.4ºC

Hoje registei uma mínima bem mais interessante 7.2ºC! Durante a noite o vento soprou muito forte! O céu está preticamente limpo! Amanhã rumo a Lisboa! Veremos a quem sai o brinde da Neve! :p

Ta com um aspecto...:w00t:

É uma pena, que as nuvens até conseguiram chegaram aí, o que eu já não achava que fosse possível hoje nessa zona. Mas pelo satélite vê-se que falta humidade, a coisa está meio moribunda desde há umas horas, já se deve fazer sentir um fluxo de norte nos niveis médios e altos que provavelmente estão a trazer ar mais seco desinibindo a instabilidade.

Previsão do GFS para a humidade aos 700hPa, 12:00 e 18:00 de hoje

gfsld2.gif

É uma pena a forte corrende de leste que começa a soprar...acaba com a convectividade do golfo de cadiz pouco após a sua explosão. Foi claramente visível no horizonte os topos das células recem-formadas a serem "arrastados" e destruídos pelo vento leste (que certamente também se fará sentir nas camadas altas). A explosão de células que se verifica junto do centro depressionário quase estacionário tem, portanto, uma vida curta. As excepções são a costa marroquina, o região do Estreito e o Mar de Alboran, que ainda ainda geram células consideráveis. Assim sendo, apenas resta alguma formação local, fenómeno que é visível de momento (como em grande parte do dia) na serra algarvia. Com este vento e com a posição do centro depressionário (que aliás está a encher) dificilmente alguma célula atingirá a costa. :(
Mas a manhã foi bastante activa e prometedora no sotavento, o que já nao é mau nos nossos padrões :D
A serra algarvia é que certamente foi presenteada com chuvas abundantes e continua a sê-lo. Seria interessante registos do IM para São Brás de Alportel :huh:

V.R.S.A

Bem, hoje foi uma manha muito complicada por aqui, uma forte trovoada carregada de 20cm de granizo de acumulaçao misturada com chuva e vento muito forte ia-me desgraçando a vida...

Pois foi uma tempestade muito violenta em que foi retratada na SIC...

Consegui mesmo com 10cm de agua dentro de casa salvar as minhas coisas, foi uma grande luta em que tive que limpar tudo(terras,gelo e agua), poix com o granizo a tapar o ralo do quintal obrigou a agua a vir para dentro de casa... foi o panico geral... como eu houve muitos ate as sirenes dos bombeiros tocarem.. foi 30minutos de adrenalina e algo desesperantes a ver os meus bens em risco!!:(

O cenario ficou pintado de branco (lindo) mas ao mesmo tempo medonho o ceu de cor verde sempre a disparar raios...

Dentro do quintal afectado o termometro marcava 5Cº gelidos um autentico frigorifico, para nao falar nas ruas com mais de 30 cm de agua com granizo com um diamentro medio de 2cm (que guardei no congelador)..

Foi sem duvida a maior desde que ca habito...

E o IM so tinha alerta amarelo...

Mas ja passou e concegui salvar tudo, menos uma manha de trabalho... enfim lindo de se ver e mau de se passar...

Resumindo:

20cm de Granizo

Cheias,

Trovoada violenta

Vento forte

35m de pura afliçao para o povo daki e para mim...

IM COM ALERTA AMARELO E AGUACEIROS FRACOS (UMA TRISTEZA MAIS UMA VEZ)

:angry:

Aqui fica o meu registo...

]ToRnAdO[;64549 disse:
V.R.S.A

Bem, hoje foi uma manha muito complicada por aqui, uma forte trovoada carregada de 20cm de granizo de acumulaçao misturada com chuva e vento muito forte ia-me desgraçando a vida...

Consegui mesmo com 10cm de agua dentro de casa salvar as minhas coisas, foi uma grande luta em que tive que limpar tudo(terras,gelo e agua), poix com o granizo a tapar o ralo do quintal obrigou a agua a vir para dentro de casa... foi o panico geral... como eu houve muitos ate as sirenes dos bombeiros tocarem.. foi 30minutos de adrenalina e algo desesperantes a ver os meus bens em risco!!:(

O cenario ficou pintado de branco (lindo) mas ao mesmo tempo medonho o ceu de cor verde sempre a disparar raios...

Dentro do quintal afectado o termometro marcava 5Cº gelidos um autentico frigorifico, para nao falar nas ruas com mais de 30 cm de agua com granizo com um diamentro medio de 2cm (que guardei no congelador)..

Mas ja passou e concegui salvar tudo, menos uma manha de trabalho... enfim lindo de se ver e mau de se passar...

Resumindo:

20cm de Granizo

Cheias,

Trovoada violenta

Vento forte

Muito obrigado pelo testemunho impressionante! :surprise:

Felizmente que conseguiste salvar os teus bens e a tua saúde (quiçá o mais importante mesmo)...

]ToRnAdO[;64549 disse:
V.R.S.A

Resumindo:

20cm de Granizo

Cheias,

Trovoada violenta

Vento forte

Bem, deve ter sido um gigantesco diluvio mesmo!:unsure:
Ao menos não há consequências de maior!;)

Há algum registo da quantidade de precipitação que caiu?
E imagens desse acontecimento? Se calhar é um bocado parvo da minha parte esta pergunta. Obvio que estavas mais preocupado com os teus bens do que em tirar fotografias... Mas gostava de ver!;)

Obrigado pela partilha da experiência!:)

Isso esteve complicado aí:( ]ToRnAdO[

Cheguei a pouco de Setúbal onde almocei um bom choco frito:D
Em Oeiras com o Céu apresenta algumas nuvens principalmente a sul, o vento está fraco, por agora...